Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Professora Karine Vargas faz balanço das ações na Flona Mário Xavier

Professora Karine Vargas faz balanço das ações na Flona Mário Xavier

Meio ambiente em pauta

Por Yago Monteiro, estagiário de jornalismo da CCS/UFRRJ

Karine Vargas. “Apresentamos a Flona Mário Xavier como um espaço que pode se tornar um museu vivo”

A preservação ambiental é um assunto em grande destaque na atualidade. Buscamos utilizar no nosso dia a dia medidas que minimizem os impactos ao meio ambiente e conquistem as pessoas ao nosso redor. Mas como espalhar esta consciência de forma mais ampla? Nesse contexto se inserem iniciativas como a Guarda Compartilhada da Floresta Nacional (Flona) Mário Xavier, projeto que organizou recentemente a I Semana de Biodiversidade da Rural.

O Rural Semanal entrevistou a coordenadora do projeto, a professora Karine Vargas, do curso de Geografia. Karine é graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de mestra e doutora em Análise Ambiental e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM. Atualmente ela representa a Rural nos conselhos da Reserva Biológica do Tinguá e no Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Guandu. Em nossa conversa, a docente comenta sobre as principais ações da Guarda Compartilhada e seus impactos na comunidade; a participação dos alunos; e a importância da iniciativa de construir a I Semana de Biodiversidade da UFRRJ.

Como se originou o projeto Guarda Compartilhada da Flona Mário Xavier?

Karine Vargas – O projeto teve início em 2018. Entre maio e setembro, trabalhamos no mapeamento da trilha, criando um produto didático, um roteiro. Na trilha temos 14 pontos de parada, onde discutimos e apresentamos o local. Em outubro de 2018 comemoramos 32 anos da Flona; foi aí que abrimos a trilha às atividades com escolas e universidades.

Recentemente vimos que o projeto vem ganhando destaque e atraindo mais participantes às trilhas guiadas. Como coordenadora desse projeto de extensão, quais os seus principais objetivos?

K. V. – Semanalmente levamos crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de Seropédica para apresentar esse lugar de grande importância no município, mas que a população pouco conhece. Há um desconhecimento, e a população não tem identificação cultural com esse ambiente. Criamos o projeto para utilizar esse espaço público e transmitir educação ambiental. Junto aos colaboradores e voluntários pensamos que deveríamos atrair um público diferencial, para passar conhecimentos em relação à biodiversidade. Apresentamos a Flona Mário Xavier como um espaço que pode se tornar um museu vivo, já que há condições de fazer diversas pesquisas no local, além de se alinhar à tríade da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Os participantes do projeto se uniram e organizaram a I Semana de Biodiversidade da Rural, a qual ocorreu entre os dias 20 e 24 de maio. Quais motivos levaram à construção do evento e a escolha deste momento para a primeira edição?

K. V. – Este ano resolvemos fazer a I Semana da Biodiversidade pela grande importância do tema. Um dos dias do evento (22 de maio) é o Dia Internacional da Biodiversidade, que passava despercebido pelos eventos da linha ambiental da Universidade. Então, resolvi criar esta Semana. A ideia é que ocorra anualmente. Porém, nos propomos a realizar um evento diferenciado e de extensão, que vá além de palestras, chamando a população. Para isto, trabalhamos com temas culturais, como ocorreu no dia 22, que contou com apresentação da escola de música Villa Lobos e uma exibição de teatro de fantoches organizada por alunos. Assim, conseguimos unir cultura, meio ambiente e arte. Além disso, realizamos oficinas no Jardim Botânico e no Museu de Solos da Rural, minicursos na própria Flona e atividades no Herbário.

Um ponto importante é o esforço dos alunos participantes do projeto, que buscaram atrair moradores de Seropédica para interagirem com o espaço da Flona, principalmente em caminhadas e outras atividades. Já se observa uma mudança nesse aspecto?

K. V. – O que a gente observa é que crianças, adolescentes e até professores da Rural que vão à Flona pela primeira vez se surpreendem com aquele espaço, porque a maioria nem conhecia. Só que ainda hoje ainda temos dificuldade em ver a população da cidade utilizando esse local. Primeiramente porque é um espaço novo, além de só funcionar de segunda à sexta, entre 8h e 16h30. Nesse horário, a maioria trabalha. Além disso, há poucos funcionários; uma situação de crise nas unidades de conservação ambiental, o que não permite o funcionamento aos fins de semana. Mas vemos muita gente já frequentando o local, incluindo evangélicos que utilizam o espaço para suas orações, ou pessoas que utilizam a Flona como rota alternativa de chegada à Rodovia Presidente Dutra, além de indivíduos fazendo caminhadas. Lutamos para fazer esse espaço de Seropédica ter vida, para que a população utilize. Com o lugar ganhando circulação, as pessoas – em especial as mulheres – vão se sentir mais seguras para frequentar à Flona.

Publicado originalmente no Rural Semanal 05/2019

Postado em 07/06/2019 - 15:40