Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > Portal do Serividor > Servidor na Mídia > Professora do IF é entrevistada pelo Jornal Hoje e RJTV sobre projeto Refauna

Professora do IF é entrevistada pelo Jornal Hoje e RJTV sobre projeto Refauna

A professora Alexandra Pires, do Departamento de Ciências Ambientais (IF/UFRRJ), integrante da equipe do Projeto Refauna na UFRRJ, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Rural, foi entrevistada pelo Jornal Hoje para falar sobre o que o projeto vem fazendo pela Mata Atlântica.

O projeto Refauna Rio começou em 2010, com a iniciativa de reinserir cutias na Floresta da Tijuca. Os animais são importantes para o ambiente florestal, pois ajudam a dispersar sementes pelo solo, contribuindo para o nascimento de mais árvores e plantas. O Refauna também trabalha com a reinserção de animais de porte maior na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. Lá já foram inseridas as antas, o maior mamífero terrestre da América do Sul e consideradas “jardineiras da floresta”, pois se alimentam de sementes, dispersando-as pelo solo após a digestão.

Para assistir à reportagem, visite: https://globoplay.globo.com/v/8036792/

O projeto Refauna também foi pauta para o RJTV, com reportagem sobre a soltura na Floresta da Tijuca de 80 animais silvestres, entre eles cotias, jabutis e araras, que foram maltratados por criminosos e recuperados em operações policiais no Rio de Janeiro. “A gente quer encher a floresta de vida. Encher a floresta de animais. A gente precisa disso”, comentou a docente Alexandra Pires na reportagem.

Para assistir ao vídeo na íntegra, visite  https://glo.bo/2rnMJZr

 


Postado em 08/11/2019 - 10:47

Últimas Notícias