Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos


ATENÇÃO

O Ministério da Saúde informa que hoje (27/08/2024) entrou em vigor a Lei nº 14.874/2024, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos.

A publicação da Lei nº 14.874/2024 contempla a segurança jurídica, a previsibilidade de prazos na análise ética dos projetos de pesquisa e promove transparência nos processos. A regulamentação da lei ocorrerá por ato do Poder Executivo, estabelecendo as regras de transição, que orientarão o trabalho do sistema, que integra aproximadamente 1,2 milhão de usuários, 35 mil instituições e 900 Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) em todo o país, e que não deve sofrer interrupções.

O decreto, bem como documentos posteriores, tratará da organização, coordenação e funcionamento do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos, bem como abordará a peculiaridade dos temas específicos previstos na lei. Até que sejam publicadas normas específicas, permanecerão vigentes as normas existentes, respeitando o disposto na Lei nº 14.874, garantindo que as pesquisas com seres humanos não sofram descontinuidade ou atrasos desnecessários na análise ética.

O processo de transição não modifica os procedimentos de submissão de protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil, que permanece como a base nacional e unificada para registros de pesquisas envolvendo seres humanos.

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa será responsável pela regulação, fiscalização e controle ético das pesquisas, com o objetivo de proteger a integridade e a dignidade dos participantes. Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) continuarão funcionando regularmente, assegurando a continuidade e eficiência de suas atividades, com a responsabilidade de proteger os participantes de pesquisa, além de promover a ciência, a tecnologia e a inovação no país.

 

ORIENTAÇÕES ACERCA DE NOTIFICAÇÕES E EMENDAS

Orientações acerca de notificações e emendas

 

NOTA

Informamos que o CEP/UFRRJ se encontra em funcionamento regular e contínuo desde 02/01/2024. Estamos à disposição para atendimento online de segunda a sexta-feira e presencialmente às terças e quintas de 9 às 16h.

 

ORIENTAÇÕES SOBRE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UFRRJ

Aos professores/orientadores/pesquisadores,

Informamos que os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos devem ser submetidos à Plataforma Brasil indicando a UFRRJ como proponente em favor do devido encaminhamento ao CEP/UFRRJ. Esse procedimento se refere a nova submissão para cadastrar projetos na Plataforma Brasil para que os pesquisadores possam realizar a vinculação do seu cadastro, de forma correta, junto ao cadastro do CEP/UFRRJ.

Orientamos que os projetos sejam submetidos até a última sexta-feira do mês corrente para serem incluídos na reunião do próximo mês, buscando melhor atender aos pesquisadores, tendo em vista que as reuniões do CEP/UFRRJ acontecerão toda segunda semana do mês corrente.

Seguem as datas previstas das reuniões para o segundo semestre de 2024:

09/7/2024
14/8/2024
11/9/2024
09/10/2024
16/10/2024
13/11/2024
11/12/2024

 

ATENÇÃO, A PROPPG INFORMA:

Assinatura na Folha de Rosto para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (novo e-mail)

Prezados Docentes,

Cumprimentando-os, informamos que, a partir do dia 30 de abril de 2024, será recebido, para assinatura pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Formulário FOLHA DE ROSTO PARA PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS (Sistema Cep/CONEP – via Plataforma Brasil) única e exclusivamente por meio do novo e-mail folhaderosto@ufrrj.br

O Formulário deverá estar obrigatoriamente preenchido com os dados e com assinatura digital (gov.br) do Pesquisador Responsável.

Outras formas de envio não serão consideradas.

Aguardando também o tempo hábil de até 5 (cinco) dias, o retorno das Assinaturas pela PROPPG.

Uma vez assinado o formulário, este será encaminhado novamente para o Pesquisador dar continuidade a tramitação da submissão do projeto na Plataforma Brasil.

 

SUGESTÕES DE MODELOS DE TERMOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRRJ torna público os modelos de termos de consentimento, assentimento e anuência. Os modelos constituem sugestões para orientar e/ou nortear os(as) pesquisadores(as) na elaboração dos referidos termos necessários para submissão de projetos de pesquisa ao Sistema CEP/Conep. Esses modelos poderão variar de acordo com cada pesquisa e características dos participantes/da população (leia a Resolução 466/2012 e 510/2016).

Modelo_TALE_UFRRJ

Modelo_Termo_de_Anuencia_UFRRJ

Modelo_TCLE_ambientevirtual_UFRRJ

Modelo_TCLE_Área_CiênciasdaSaúde_UFRRJ

Modelo_TCLE_Area_CienciasdaSaude_Responsáveis_UFRRJ(4)

Modelo_TCLE_Área_CiênciasHumanasSocais_UFRRJ

Modelo_TCLE_Area_CienciasHumanasSocais_Responsáveis_UFRRJ(6)

Modelo_Termo_de_uso_de_ imagem_e_voz_UFRRJ

Autorização de imagem e voz do menor

Modelo_Carta_Resposta_Pendencias_UFRRJ

 

SUGESTÃO DE MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL/FINAL

Modelo de Relatorio_parcial.final.PB

 

FLUXO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA – CEP/UFRRJ

Fluxograma CEP-UFFRJ

 

MANUAL DE ORIENTAÇÃO: PENDÊNCIAS COMUNS EM PROTOCOLOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO SISTEMA CEP/CONEP

Manual_de_Orientacao_Pendencias_comuns_em_protocolos_CHS_versao_23102023

 

CONTATOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA/PROPPG/UFRRJ

E-mail: eticacep@ufrrj.br

Telefone: (21) 2681-4749

 

LOCALIZAÇÃO DA SECRETARIA DO CEP/PROPPG/UFRRJ

Informamos a comunidade acadêmica que a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos localiza-se sala CEP/PROPPG/UFRRJ, no segundo andar da Biblioteca Central, campus Seropédica. Estamos a disposição para esclarecimentos e orientações quanto a tramitação de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos na Plataforma Brasil.

 

MANUAL DA CONEP

Segue o link para acesso ao manual da Conep, em favor de nortear os usuários e pesquisadores sobre os procedimentos relacionados à submissão de projetos na Plataforma Brasil.

http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/PLATAFORMA_BRASIL_MANUAIS/1_-_Manual_Pesquisador_-_Vers%C3%A3o_3.2.52_3.PDF

 

Questões e Respostas do CEP-UFRRJ

carta-circular-nº-0062011conepcnsgbms

carta_122_2012_CONEP

carta_177_2012-CONEP

Últimas Notícias

Skip to content