Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Dúvidas Frequentes RU

Comunicado Proaes nº 11/2016 – Funcionamento do Restaurante Universitário durante o período de recesso das olimpíadas

Prezados(as) Discentes do Câmpus de Seropédica,

 

A PROAES informa que durante o período de recesso das Olimpíadas, o Restaurante Universitário funcionará, excepcionalmente, de segunda à quinta-feira com o fornecimento de desjejum (das 07h00min às 08h00min) e almoço (das 11h00min às 12h00min), para atendimento exclusivo dos discentes bolsistas de alimentação e moradores regulares dos alojamentos universitários.

Os discentes moradores dos Alojamentos que não são bolsistas de alimentação deverão utilizar os seus tíquetes e apresentar comprovante de alojamento atualizado, obtido junto à Secretaria do SERE.

Neste período não será possível realizar o atendimento aos discentes nas sextas-feiras e nos sábados, devido à necessidade de execução de serviços internos, a saber: a) manutenção das câmaras frias nos dias 12 e 13 de agosto; b) dedetização nos dias 19 e 20 de agosto.

(a) César Augusto Da Ros

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

(a) Adílson Campos Rangel

Diretor da Divisão de Assistência Alimentar

(a) Matildes das Dores de Oliveira Carneiro

Coordenadora do Restaurante Universitário

Por que costumam ter preparações mais saborosas no jantar?

O numero de refeições servidas no jantar é consideravelmente menor interferindo no apuro de tempero e na técnica dietética adotada e permitindo a adoção de receitas mais elaboradas.

Por que há alterações nos cardápios e como são feitas estas alterações?

Os cardápios do Ru são planejados mensalmente e os pedidos de gêneros alimentícios so realizados e entregues semanalmente. Porém alguns fatores podem interferir no fornecimento destes gêneros, tais como: atrasos no fornecimento, falta do produto no mercado e até mesmo inadequação das condições de qualidade do produto. Estes fatores podem interferir no planejamento e ocasionar alterações no cardápio. Outros fatores importantes e que também podem provocar essas mudanças é nos casos problemas com equipamentos utilizados no preparo de determinadas receitas ou a falta de funcionários da área de produção. As alterações sempre são feitas respeitando as recomendações nutricionais e de acordo com as necessidades do RU.

Por que há controle na quantidade de comida colocada na bandeja?

As refeições do RU são planejadas de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos da UFRRJ, essas necessidades foram obtidas a partir das características do público alvo (discentes da UFRRJ), o que resultou numa media global. A partir dessa média é feita a distribuição dos gêneros que trio compor a refeição, o chamado PER CAPITA, que é a porção Individual a ser consumida por cada comensal. Por este motivo a quantidade de alimento que é servido é limitada visando atender as recomendações vigentes, gerar bons hábitos alimentares e evitar desperdício.

Por que há mudanças no cardápio durante as refeições

É possível que ocorram essas mudanças no cardápio especialmente no final do período, pela dificuldade de prever o numero exato de usuários para cada refeição

Por que há proibição do uso de garrafinhas nas suqueiras?

Ao utilizar as garrafinhas para pegar o suco os usuários têm de colocá-las em contato direto com a torneira da suqueira. Uma vez que as suqueiras, copos e inclusive as torneiras das suqueiras são devidamente higienizadas o contato da garrafinha de uso pessoal na torneira provoca a contaminação aos demais usuários. Além disso, o consumo de suco é planejado para ingestão durante a refeição, embora seja liberada a quantidade de ingestão em copos e no interior do RU não havendo necessidade do uso de garrafinhas, visto que esta pratica poderia onerar os custos das refeições.

Por que o atendimento nas rampas de distribuição é difícil?

Nas áreas internas do RU há muitos ruídos, dificultando assim a audição dos bolsistas que realizam essa atividade. O campo de visão nos balcões de distribuição é limitado por uma barreira de proteção para evitar contaminação advinda dos salões ê também prejudica a comunicação. Desta forma é necessário que o aluno fale em tom de voz adequado para que os bolsistas os escutem e assim que perceberem que foram ouvidos ofereçam a bandeja indicando a quantidade que desejam.

Por que o peixe ainda é colocado no cardápio?

O peixe é uma fonte de proteína saudável classificado como carne branca, rico em vitaminas e fonte de minerais, possui ácidos graxos essenciais que podem contribuir para a prevenção de doenças crônico-degenerativas. A inclusão do peixe no cardápio promove a proposta da alimentação saudável Além de ser uma maneira de diversificar o cardápio tomando-o mais atrativo.