Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Pesquisa de docente da Psicologia propicia ligação homem-natureza

Pesquisa de docente da Psicologia propicia ligação homem-natureza

(Re)Conexões com o ambiente

 

Por Caroline Verly (*)

 

Contato com a natureza. Projeto desenvolve atividades no Jardim Botânico da UFRRJ

Quando o estresse da rotina, seja acadêmica ou cotidiana, torna difícil passar os dias mais tranquilamente por um longo período, ele acaba se tornando perigoso tanto para a mente quanto para o corpo. De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população do mundo inteiro, configurando-se numa epidemia.

 

Diante de tantas situações estressantes, a necessidade de força e positividade para equilibrar as emoções e não sofrer com o problema se faz essencial. Valéria Marques, docente do curso de Psicologia da UFRRJ, lidera o projeto de pesquisa “Intervenções Assistidas Na Natureza: (Re)Conexões Homem-Ambiente Voltadas para o Bem-Estar”, que procura aproximar e vitalizar o aspecto rural da Universidade.

 

A pesquisa da professora começou no ano passado e é um desdobramento de outra, sobre intervenções assistidas por equinos, desenvolvida desde 2017. Valéria conta que a nova pesquisa surgiu da necessidade de repensar possibilidades e alternativas teórico-metodológicas que favorecessem a qualidade de vida e o bem-estar do ser humano. “Há muitos anos estudamos a relação entre razão e emoção na aprendizagem. Verificamos como o estresse intenso faz adoecer e prejudica o desenvolvimento”, disse.

 

“Nosso câmpus possui uma riqueza de estímulos que desperta espontaneamente a ligação homem-natureza”, destaca Valéria. O projeto oferece atividades que são desenvolvidas no Jardim Botânico, na forma de oficinas vivenciais. Estas se subdividem em atividades autodirigidas, nas quais o participante é convidado a explorar o ambiente de diferentes formas de modo independente, e em atividades dirigidas, onde o participante é convidado a encontros mediados pela estudante de Psicologia e bolsista de iniciação científica ProVerde, Jenifer Barros.

 

Além destas, também são oferecidas oficinas de sensibilização, que são abertas ou direcionadas a demandas específicas como, por exemplo, as educacionais – em parceria com o CAIC Paulo Dacorso Filho – e as terapêuticas, dirigidas aos estudantes da UFRRJ com quadro de ansiedade. De acordo com a Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada pela Andifes em 2018, 87% dos alunos da Rural afirmaram que dificuldades emocionais têm interferido em sua vida acadêmica, e 68,3% deles afirmaram sofrer com ansiedade.

 

Oportunidades de interação

 

As atividades terapêuticas acontecem em encontros semanais com duas horas de duração, mediante inscrição prévia. No início do próximo semestre, um novo grupo será formado. Segundo Jenifer Barros, os mediadores das intervenções tendem a criar, para os participantes, oportunidades de uma interação com o meio que os retirem do lugar de observadores e os coloquem no lugar de agentes.

 

Para a professora Valéria, quando a pessoa estabelece uma relação de identidade com o lugar, ela assume um valor simbólico importante, em que a pessoa se sente mais confortável e segura para viver o momento presente e ampliar sua percepção e capacidade de elaboração de suas experiências. “O indivíduo se dá conta que o ser humano faz parte da natureza, assim como a natureza faz parte do ser humano. Só amamos o que conhecemos e, quando estamos saudáveis, não destruímos o que amamos”, disse.

 

Quanto aos resultados, a discente conta que ao final das intervenções recebem por parte dos participantes feedbacks que são positivos. “Não há, no lidar com o outro, uma fórmula que garanta o resultado exato esperado”, explicou. Contudo, Jenifer diz que o projeto tenta facilitar aos participantes vivências dentro dos eixos da pesquisa para que eles aumentem suas percepções e, como consequência, seus recursos para lidar com as situações do cotidiano.

 

Outro fator importante do projeto é o aspecto transdisciplinar, que possibilita a vivência em pesquisa com acadêmicos e docentes de outros cursos. “Isso propicia uma perspectiva ampla do trabalho do psicólogo e do seu papel social, além da interação com o meio que foca o bem-estar para além do ser humano, levando em consideração a relação com o todo para o estabelecimento de modos mais potentes de viveres”, completou Jenifer.

 

Para mais informações sobre o projeto, envie um e-mail para jbufrrj.reconexao@gmail.com

 

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)


Postado em 05/07/2019 - 12:13

Notícias Relacionadas

Para cuidar melhor das áreas protegidas
Pesquisa da UFRRJ investiga papel de farmacêuticos no combate à Covid-19
Estudo da UFRRJ avalia impacto das medidas de auxílio emergencial sobre a economia do país
Tremor de terra em Seropédica não deve preocupar moradores
Catálogo apresenta diversidade de aves no CTUR

Últimas Notícias

Skip to content