Atentos ao sucesso do formato, o podcast apareceu como alternativa perfeita para contornar a questão da distância entre os membros do Hora Americana, que discute temas relativos à História das Américas, uma vez que os envolvidos moram em cidades diferentes. O programa reúne Luis Guilherme Kalil, professor do Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ; Caio Pedrosa da Silva, da UFVJM; Rodolpho Gauthier dos Santos, da IFMG; e Valdir Donizete dos Santos Júnior, da IFSP. Em pouco mais de dois meses, o Hora Americana alcançou 3.000 audições somando as diversas plataformas em que está disponível.
O grupo já conversou, por exemplo, sobre epidemias na América Colonial e sobre quadrinhos, humor e repressão na América Latina. O primeiro episódio, lançado em 12 de junho, debateu a história da participação dos negros na política norte-americana. “Esta edição foi marcante por vários motivos. Além de ser a estreia, a gravação ocorreu pouco antes da eclosão de manifestações em decorrência da morte de George Floyd. Enquanto editávamos o programa, ele foi ganhando contornos muito diferentes, o que destaca a profunda relação existente entre a história e os acontecimentos do nosso cotidiano”, comenta Luis.
Para conhecer outros podcasts feitos por estudantes e professores da UFRRJ, clique aqui.
Você é estudante ou trabalhador da UFRRJ e participa da produção de podcasts?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da UFRRJ e por convidados que participam de podcasts e transmissões on-line representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFRRJ.
Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).