Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links Úteis Servidor
Logotipos
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > PÓS-GRADUAÇÃO > Noticia Pós-Graduação > Orientações Complementares para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (atualizado em 17/3)

Orientações Complementares para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (atualizado em 17/3)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publicou nesta segunda-feira, 16/3 , orientações específicas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sobre a condução das atividades durante o período de suspensão de aulas e atividades acadêmicas.  O documento também foi enviado aos coordenadores dos programas por memorando eletrônico.

Leia a nota completa:

Orientações Complementares para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

No contexto da decretação da pandemia de Coronavírus (COVID-19) pela Organização Mundial de Saúde, a UFRRJ organizou o Comitê de Trabalho sobre o novo coronavírus
(covid-19), responsável por emitir e atualizar as orientações institucionais gerais.

Os programas e cursos da UFRRJ devem seguir todas as orientações gerais do Comitê de Trabalho, disponíveis em versão atualizada no nosso Portal. Dentre elas, destacam-se
as relativas a: afastamento das pessoas com suspeita de infecção por coronavírus; adiamento de viagens e adiamento ou cancelamento de eventos e atividades com
aglomeração significativa de pessoas em ambientes fechados e com pouca ventilação.

A seguir, são listadas algumas recomendações específicas referentes às atividades de ensino de pós-graduação stricto sensu.

1) Eventos acadêmicos ad doc (p.ex, simpósios, seminários, oficinas, encontros)
– Devem ser adiados para momento oportuno.

2) Viagens internacionais e nacionais
– Devem ser adiadas, especialmente aquelas para países e regiões com transmissão comunitária.
– Em relação a viagens de pesquisadores e alunos ao exterior, consultar também as orientações gerais da CAPES (www.capes.gov.br; ou link: https://capes.gov.br/36-noticias/10199-capes-orienta-bolsistas-sobre-viagens-internacionais).

3) Qualificação e defesas (dissertações e teses)
– Devem ser adiadas, se possível, ou realizadas por webconferência de forma integral (qualificações) ou parcial (defesas);
– No caso das defesas, é necessário que o candidato e o orientador estejam presentes em local dentro das instalações da universidade, previamente divulgado, para respeitar o
caráter público.
– No caso de membros externos, além de webconferência, é possível ao mesmo enviar parecer detalhado sobre o documento, que será apresentado a banca e ao candidato pelo orientador, sendo este parecer anexado a ata para atendimento das sugestões/recomendações pelo candidato.
• Posteriormente à defesa, ou na fase de avaliação final pela banca, o membro externo será informado (telefone ou webconferencia) do resultado e a coordenação lhe enviará os documentos para obter sua assinatura original. É necessário registrar na ata o procedimento adotado.

– Em caráter excepcional, autorizamos também a realização de bancas integralmente remotas, nas quais cada um dos integrantes (candidato, orientador e examinadores) estejam em ambiente físicos distintos, desde que o programa ou o orientador viabilizem transmissão online e divulgem antecipadamente o link correspondente (item inserido em 17/3)

– Para a realização de atividade presencial, se imprescindível, devem ser observadas as seguintes condições:
• – O ambiente ofereça as condições adequadas (em termos de ventilação da sala e amplitude, para assegurar a distância adequada entre as pessoas); e

• – Qualificações devem ser realizadas apenas com a participação do convidado e da banca.

– Embora as defesas, sendo elas integralmente presenciais ou parcialmente remotas, sejam de caráter público, é importante orientar os candidatos e professores a não incentivarem participações de convidados externos (famílias, amigos, colegas), de forma a reduzir o número de pessoas presentes. O material de divulgação pode conter essa
recomendação referente à restrição de público para evitar aglomerações.

4) Aulas
– As aulas presenciais estão suspensas por 15 dias, ao final dos quais será avaliada a possibilidade de retorno ou a prorrogação da suspensão. A suspensão se deve ao fato do Rio de Janeiro ter entrado no estágio de transmissão comunitária do vírus.
– Aulas e atividades à distância devem ser incentivadas, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas gratuitamente por empresas de tecnologia em função da pandemia,
como o Webex e Google Hangouts.

 

 


Postado em 16/03/2020 - 15:49

Notícias Relacionadas

Pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais é prorrogada até 5/6
Participação na pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais é até domingo (31)
Participe de pesquisa sobre saúde do trabalhador
UFRRJ realiza discussões e consultas para a criação de políticas acadêmicas
Professores do curso de Direito do ITR oferecem atividades online durante a pandemia

Últimas Notícias

Skip to content