Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Orientações gerais para a matrícula em disciplinas

Orientações gerais para a matrícula em disciplinas

 

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio desta publicação, orienta Comunidade Estudantil sobre questões relacionadas ao período de pré-matrícula em disciplinas no segundo semestre de 2017.

 

1.   A matrícula em disciplinas é dividida em quatro fases: pré-matrícula (1ª fase), sem ocupação de vagas; pré-matrícula (2ª fase), 1ª fase de ajustes e 2ª fase de ajustes. As três últimas com consolidações de matrículas. E não se assuste! Entre as quatro fases, quando o sistema estiver fechado para realização de ajustes e processamentos, a planilha de solicitação ficará em branco.

2.   A classificação para a ocupação de vagas não acontece por ordem de inscrição como muitos pensam. Ou seja, não faz diferença escolher a turma no primeiro ou no último dia de uma etapa de pré-matrícula. A ordem de prioridade é estabelecida através de pontos acumulados pelo estudante, conforme a tabela ao lado:

3.   Entre as duas fases de pré-matrículas não existe ocupação de vagas. Sendo que o intervalo entre elas serve para os departamentos criarem e excluírem turmas ou aumentar e diminuir a quantidade de vagas em alguma turma. Ao iniciar a segunda etapa de pré-matrícula, a Prograd sempre disponibiliza no Quiosque e em seus demais veículos de comunicação uma relação com essas alterações, criações e exclusões de turmas realizadas pelos departamentos.

4.   Durante as fases de pré-matrículas não é possível escolher turmas de um turno diferente do turno do curso do estudante, entretanto, essa prática é permitida nas fases de ajustes.

5.   Disciplinas “livre escolha” tem ocupação após o término do trancamento de disciplinas, isto é, a partir de 11 de setembro. Sendo assim, o estudante que desejar cursar uma livre escolha deverá comparecer às aulas para não perder o conteúdo programático e aguardar a efetivação ou não da matrícula.

6.   As informações sobre as datas de cada etapa, exceto consolidação de Disciplinas Isoladas e Livre Escolha, estão discriminadas no Calendário de Matrícula para 2017-2.

7.   As disciplinas com vagas reservadas aos ingressantes do período terão uma fase extra de consolidação de matrícula (5ª) para a ocupação de vagas ociosas por veteranos. A Pró-Reitoria de Graduação divulgará, na próxima semana, por meio do seu Portal, uma notícia em que relacionará quais turmas possuem vagas reservadas para calouros. Essa fase extra foi incorporada ao Calendário após verificação da ociosidade de algumas vagas nas referidas turmas que poderiam ser ocupadas por veteranos. As vagas não são preenchidas em decorrência de cancelamentos de matrículas e aproveitamento de estudos realizados em estudos anteriores em sua maioria. Sendo assim, os veteranos poderão ocupar uma vaga que seria destinada a um calouro, desde que o mesmo tenha, por algum motivo, desistido de cursá-la.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA INTRA-CAMPI (DISCIPLINAS ISOLADAS)

Os solicitantes de mobilidade acadêmica intra-campi, também conhecida como disciplina isolada, devem aguardar a ocupação de vagas por aqueles que se inscreveram nas disciplinas de “livre escolha”. Em seguida, acontece a ocupação dos solicitantes de disciplinas isoladas, prevista para acontecer em setembro. Os estudantes estão autorizados a acompanharem às aulas para que não percam o início do conteúdo programático.

 

NOTA: Para maiores informações sobre o passo a passo da matrícula em disciplinas, o estudante pode acessar diretamente no seu quiosque o “Manual de Utilização da Pré-Matrícula”, localizado na sessão “informes” da aba “pré-matrícula.


Postado em 22/07/2017 - 00:00 - Atualizado em 07/08/2017 - 10:54

Últimas Notícias

Skip to content