Posicionamento da Administração Central sobre violência no câmpus de Seropédica
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está localizada no município de Seropédica, na Baixada Fluminense, tem 18 mil alunos, sendo 15 mil presenciais divididos em três câmpus – Três Rios, Nova Iguaçu e Seropédica – e 3 mil no regime de ensino à distância. Tem 106 anos, 57 cursos de graduação, 25 programas de mestrado acadêmico, sete de mestrado profissional e 15 de doutorado. Tem o segundo maior câmpus do Brasil, com cerca de 3 mil hectares. O maior pertence à Universidade Federal do Amazonas, que conta com a Amazônia e reservas florestais como câmpus.
A UFRRJ reconhece que existem problemas de segurança no câmpus Seropédica. A Administração Central sabe da importância de resolver estes problemas e pede o apoio de toda a comunidade acadêmica para ajudarmos uns aos outros.
Em virtude da denúncia de violência contra mulheres dentro do câmpus-sede e na cidade de Seropédica, a Administração Central vem a público expor os seguintes posicionamentos:
Sobre as providências tomadas pela Administração Central em relação ao caso de violência sexual ocorrido em março, informamos:
A Administração Central se mostra solidária às vítimas e registra um pedido de desculpas em relação a outro caso de violência, ocorrido em 2015, ao inadequado acompanhamento do mesmo.
Reiteramos o nosso repúdio contra quaisquer atos de violência cometidos em nossa instituição, especialmente às mulheres, por entendermos que este tipo de conduta não reflete o compromisso institucional assumido pela UFRRJ com a formação de profissionais-cidadãos, com autonomia para o aprendizado contínuo, socialmente referenciado para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia.
Administração Central da UFRRJ, 4 de abril de 2016.