Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Ministro do Esporte visita câmpus Seropédica

Ministro do Esporte visita câmpus Seropédica

Reitor Ricardo Berbara (à esq.) e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em visita às piscinas do Parque de Desportos da UFRRJ

O reitor da UFRRJ, professor Ricardo Berbara, recebeu o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, na tarde desta quinta-feira (29). O ministro visitou a obra das quadras poliesportivas, que está sendo executada com recursos do Ministério. Picciani também avaliou o estado das quadras de tênis e das piscinas, cujos projetos de recuperação estão sendo elaborados pela Universidade.

“Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nossa Praça de Desportos foi construída para atender não só os alunos de Educação Física, mas também toda comunidade acadêmica e os moradores do entorno”, disse o reitor Ricardo Berbara. “Estamos diante da oportunidade de construir com o Ministério do Esporte um projeto de impacto para nossa região, e deixarmos um legado.”

A parceria entre UFRRJ e Ministério do Esporte teve início no ano passado, quando a Universidade obteve recursos para a reforma das quatro quadras da Praça de Desportos. A obra, com custo aproximado de R$ 250 mil, já está em andamento.

De acordo com Picciani, a intenção do Ministério é continuar apoiando outros projetos da UFRRJ.

O ministro visitou as obras das quadras poliesportivas da UFRRJ

“O Ministério fez muitos investimentos em parceria com universidades do Brasil, tanto para atender a formação dos alunos quanto a comunidade, além de formar atletas. É muito razoável que uma universidade do porte e da tradição da Rural tenha também essa possibilidade”, afirmou o ministro. “Nossa grande matriz formadora são os clubes, mas a gente quer avançar para a formação de atletas pelo desporto universitário e escolar. E não se faz isso sem investimento, sem profissional capacitado e instalações adequadas”.

Embora vá deixar o cargo na próxima semana, Leonardo Picciani garantiu que os projetos serão tocados pela equipe técnica do Ministério.

“Quero deixar esse compromisso de minha gestão; deixaremos os projetos encaminhados. Acredito que não deve haver alteração na equipe técnica até o final do ano”, disse. “Fizemos a primeira reforma, foi um investimento ainda pequeno. Mas fizemos questão de fazer para demonstrar esse desejo de trazer a Rural para o espectro de parceria de nosso Ministério”.

Picciani também verificou as quadras de tênis, cujo projeto de reforma está em elaboração

Além do reitor e do ministro, estiveram presentes no encontro os pró-reitores de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto de Souza Rodrigues; de Extensão, Roberto Carlos Costa Lelis; de Assuntos Estudantis, César Da Ros; e a adjunta de Extensão, Gabriela Rizzo. Também participaram a chefe do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), Rita Azevedo; o coordenador da Praça de Desportos, Ederson Pereira, e o deputado federal Wilson Beserra.

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Postado em 29/03/2018 - 17:26