Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > JB/UFRRJ promove oficinas e atividades recreativas

JB/UFRRJ promove oficinas e atividades recreativas

Trilha guiada inspira estudantes do Ensino Médio

 

Uli Campos Leal (Comunicação Proext/UFRRJ)

 

Trilha evolutiva. Visita é um pequeno passeio pela diversidade das espécies presentes no Jardim Botânico

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Jardim Botânico (JB) organizou trilhas guiadas e sediou oficinas sobre insetos, cores da terra, utilização de plantas no cotidiano, entre outras atividades.

 

Estudantes do Colégio Estadual Ribeiro Avellar, de Paty do Alferes, participaram da trilha guiada evolutiva. Segundo Karoline Ibrahim, residente em Ciências Biológicas do JB, a atividade busca explicar a evolução da vida vegetal. “Falamos desde a conquista da terra firme até as condições climáticas e ambientais de hoje que possibilitam a vida na Terra”, disse a bióloga.

 

O estudante Jardel Pires, do segundo ano do Ensino Médio, mostrou-se surpreso sobre espécies que conheceu na trilha. “Existem coisas que eu sabia da existência, mas não tinha conhecimento da utilidade. Minha tia falava que o musgo matava a árvore. Mas é o contrário, ele faz bem a ela”, relatou o aluno, que está interessado no curso de Ciências Biológicas. Sua colega Ana Cristina Mansores gostou de fazer a trilha evolutiva, aprender sobre descarte correto do lixo e conhecer mais sobre as espécies de plantas.

 

A professora Deize Barreiros, do Colégio Ribeiro Avellar, é ex-aluna de Ciências Biológicas da Rural. Ela contou que, em sala de aula, sempre fala sobre sua experiência como universitária na UFRRJ. “Vejo aqui uma característica diferente das outras universidades. Você fica afastado da família, aprende a lidar com dificuldades e faz amizades para resto da sua vida”.

 

Programe-se – As visitas guiadas do Jardim Botânico são feitas durante todo o ano. Mais informações em http://institucional.ufrrj.br/jardimbotanico

Educação ambiental e lazer

 

Por João Gabriel Castro (*)

 

Terrário. Numa das oficinas do JB, alunos de Biologia explicaram a técnica aperfeiçoada no final do século XIX

A chegada do verão indica a necessidade de redobrar os cuidados com o Aedes aegypti. Alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desenvolveram uma atividade de conscientização a respeito da dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes.

 

A oficina “Utilização da citronela no preparo de repelentes naturais” apresentou ao público o uso de substâncias orgânicas no controle da aproximação de mosquitos. Usando a citronela – planta que possui óleos essenciais em sua folha que funcionam como repelente – os oficineiros mostraram o passo a passo da fabricação de um gel repelente de origem natural e de baixo custo.

 

A atividade fez parte de um projeto interdisciplinar que reuniu alunos dos cursos de licenciatura em Química, Física e Biologia da UFRRJ.

 

Miniecossistema

 

A oficina “Terrário fechado e sua semelhança com o planeta Terra”, realizada por alunos do curso de Biologia, trouxe o passo a passo da antiga técnica do terrário fechado, aperfeiçoada pelo médico inglês Nathaniel Ward no final do século XIX.

 

O terrário é uma simulação de um ecossistema de ambientes tropicais que, além de item decorativo, foi usado didaticamente pelos oficineiros para explicar aos visitantes sobre os ciclos da água e do carbono, sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e, por fim, a preservação do meio ambiente.

 

Uma trilha ecológica

 

Além das oficinas, foram realizadas visitas guiadas pelo Jardim durante toda a semana. Feita em forma de trilha evolutiva, a visita é um pequeno passeio pela diversidade das espécies presentes no JB. Foram apresentados ao público as particularidades e exemplos de espécies dos quatro grandes grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas).

 

Para Ivo Abraão, professor do Departamento de Botânica e diretor do JB, o Jardim representa uma ferramenta relevante nas ações universitárias de extensão. “Eu acho relevante a participação do JB dentro da SNCT porque a ideia era levar a produção do ensino e da pesquisa para além da universidade, que é o que caracteriza a extensão. E o JB tem se consolidado dentro desse papel de laboratório para essas práticas extensionistas junto à comunidade”, conta.

 

Oficinas integram estudantes de Ensino Médio e bolsistas do Pibid

 

Por Roberto Jones (*)

 

Didático e agradável. Núcleo Biologia-Física-Química promoveu oficinas com metodologias e materiais mais atrativos aos alunos

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Jardim Botânico (JB/UFRRJ) foi um dos espaços mais dinâmicos. No dia 24 de outubro, foram realizadas oficinas que tiveram como público-alvo os estudantes de Ensino Médio. Uma delas abordou o tema “Insetos: a interdisciplinaridade da vida”. A atividade foi organizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia, que desenvolveram um jogo de tabuleiro em que os participantes respondiam perguntas feitas pelos oficineiros.

 

Outra oficina oferecida pelo Pibid foi sobre usinas hidrelétricas, realizada por alunos dos cursos de Biologia, Física e Química. Ela foi apresentada para alunos do segundo ano do Colégio Estadual Barão de Tefé (CEBT), e discutiu questões sobre energia limpa, desvio no curso natural dos peixes e impactos sociais em comunidades ribeirinhas.

 

Na oficina “Temperos, alimentação e saúde”, foi abordado o alto consumo de sódio, alimentação saudável e alternativas para diminuir produtos pouco nutritivos. A oficina “Cores da Terra” recebeu, além dos alunos do CEBT, uma escola de Nova Iguaçu. Os oficineiros desenvolveram tintas naturais (biotintas) feitas a partir de diversos ingredientes, como alho, feijão, pimenta e ovo; e os estudantes usaram a criatividade para experimentar as tintas naturais.

 

A professora Helena Regina Pinto Lima, coordenadora do Pibid – Biologia, explicou que as oficinas foram idealizadas pelo Núcleo Biologia-Física-Química, coordenado também pelos professores João José dos Santos Alvez, de Física, e Roberto Barbosa de Castilho, de Química. Ela comenta que a proposta do Núcleo abrange o desenvolvimento de metodologias e produção de materiais didáticos, tornando as aulas mais atrativas e visando à melhoria da qualidade de ensino nessas três áreas.

 

(*) Bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)


Postado em 14/11/2019 - 15:25

Notícias Relacionadas

UFRRJ de Campos organiza mostra de extensão
Instituto Multidisciplinar realiza roda de conversa sobre patrimônio 
UFRRJ recebe comunidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Mostra de cursos atrai moradores e alunos
‘Rural na praça’ divulga produção de alunos em Nova Iguaçu

Últimas Notícias

Skip to content