Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > IM disponibiliza documentos históricos da Baixada em plataforma digital

IM disponibiliza documentos históricos da Baixada em plataforma digital

Região com consolidada tradição oral, Baixada Fluminense agora conta com acesso gratuito, por meio de plataforma digital, a documentos essenciais de sua história. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que disponibilizou no Repositório do Instituto Multidisciplinar e Acervos (Rima) espaço privilegiado para arquivos sobre a região.

Lançado em novembro de 2016, o Repositório foi inicialmente concebido para constituir e difundir um conjunto de acervos sobre a história do trabalho no Brasil. O projeto “Centro de Referência em História do Trabalho”, coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ Alexandre Fortes, então diretor do Instituto Multidisciplinar (IM), contou com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para criação da plataforma digital.

Durante a construção do projeto, Fortes percebeu o potencial da plataforma para divulgação não apenas dos materiais ligados à pesquisa que coordenava, mas também para difundir a produção acadêmica do câmpus Nova Iguaçu e dos acervos do seu Centro de Documentação e Imagem (Cedim). Dessa maneira, o Repositório foi estruturado para permitir que os diversos departamentos e setores do IM disponibilizem seus materiais para consulta online.

“O repositório é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade à produção acadêmica e aos acervos da UFRRJ, além de democratizar o acesso a essas fontes e fortalecer a nossa internacionalização, já que pode ser acessado de qualquer parte do mundo. Iniciamos no IM e com um foco na história da Baixada Fluminense, em função da nossa inserção regional”, explica o pró-reitor Alexandre Fortes.

Os bibliotecários do IM, Luiz Fernando Cavalcante e Rosângela Nascimento, destacam a relevância do projeto para a população. “O Repositório é uma ferramenta inovadora que devolve à sociedade de forma livre a informação científica produzida com recursos públicos, proporcionando também o compartilhamento da informação de forma mais rápida e significativa”, afirma Rosângela.

Destaque para a Baixada

O acervo digital do Rima disponibiliza importante registro da memória política e social da Baixada Fluminense. O trabalho de digitalização e catalogação de acervos pessoais e institucionais da região está a cargo do Centro de Documentação e Imagem do IM que, desde 2013, reúne, sistematiza, preserva e disponibiliza documentação sonora, visual e iconográfica sobre a área.

Um convênio firmado entre a Rural e a Diocese de Nova Iguaçu possibilitou o acesso ao arquivo da Cúria Diocesana da cidade, que contém documentos relativos à história de Dom Adriano Hypólito. O ex-arcebispo de Nova Iguaçu é importante personagem da resistência à Ditadura Militar e de atuação em defesa dos direitos humanos. A disponibilização online desse acervo permite e fomenta a realização de pesquisas a partir de fontes até então inéditas ou de difícil acesso.

Boa parte dos documentos da Cúria já está disponível para consulta online no Rima, o restante continua sendo digitalizado e catalogado. Além desse acervo, também estão disponíveis coleções fotográficas sobre trabalhadores no Brasil, entrevistas concedidas a projetos de pesquisa do IM e periódicos, com destaque para o Jornal da Baixada, publicado entre os anos de 1979 e 80.

“A proposta do Cedim é disponibilizar periodicamente novos materiais na plataforma. A previsão é de que, ainda este ano, comecem a ser disponibilizadas as edições dos periódicos Cadernos do Terceiro Mundo e Correio da Lavoura, importante jornal de Nova Iguaçu, que em 2017 completou 100 anos”, explica o bolsista de pós-doutorado do IM e integrante da equipe do Cedim, Felipe Ribeiro.

Especificidades da plataforma

O Rima utiliza o software aberto DSpace, que é adotado em  repositórios de diversas instituições e se integra a uma rede internacional que permite trocas de informações entre as bases de dados. A plataforma digital da UFRRJ permite a submissão não apenas de textos, mas também de material multimídia, além de oferecer aos usuários uma interface amigável, a possibilidade de download de arquivos e um mecanismo de busca facilitado.

“O software DSpace oferece aos usuários várias possibilidades de pesquisa dos conteúdos, seja pela navegação da estrutura hierárquica do acervo, seja pela busca por palavras-chave. Nos casos de documentos textuais, como arquivos pdf, por exemplo, também é implementada a busca por palavras extraídas do texto completo”, destaca o consultor técnico do Rima, Ricardo Campos.

O Repositório oferece condições técnicas para ser utilizado por toda a comunidade universitária. “Em breve levaremos aos conselhos superiores da UFRRJ a proposta de que o repositório seja oficializado como um canal de difusão científica da Universidade como um todo”, conclui Alexandre Fortes.

Para conhecer o Rima, acesse: http://repositorio.im.ufrrj.br/

A reportagem “História ao alcance de todos” foi publicada na última edição do Rural Semanal.

Postado em 05/07/2017 - 15:28