Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Feira da Agricultura Familiar no IM agora é semanal

Feira da Agricultura Familiar no IM agora é semanal

Por Ricardo Portugal (*)

Agricultores e seus produtos agroecológicos vendidos na Feira do IM/UFRRJ

Ela começou no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ (o Instituto Multidisciplinar) no dia 13 de março do ano passado, sempre a cada 15 dias, com uma missão dignificante: a difusão e o incentivo ao consumo de produtos orgânicos, agroecológicos, livres de pesticidas tóxicos que ameaçam a vida humana. Hoje, a Feira da Agricultura Familiar (FAF) já conquistou, nos três câmpus da UFRRJ onde atua (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios), um público fiel e consciente da importância das práticas saudáveis do consumo de alimentos, livres de venenos químicos.

No último dia 16 de abril, a Feira retomou este ano suas atividades no IM, e desde agosto de 2018 a iniciativa acontece semanalmente (sempre às terças-feiras) oferecendo produtos orgânicos saudáveis como frutas (tangerina, manga, laranja, caqui, banana), podendo também ser encontrados o aipim, batata-doce, tomate, quiabo, verduras e legumes agroecológicos, vendidos a um preço justo. As mercadorias são produzidas e vendidas por feirantes residentes na Baixada Fluminense (Seropédica, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu).

Filosofia do projeto — De acordo com Renata Bravin, engenheira agrônoma formada pela UFRRJ e residente do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada e Centro-Sul Fluminense, a feira integra esse programa, realizado em parceria com a Emater-Rio e a Prefeitura de Nova Iguaçu. O objetivo é a construção de espaços culturais, educativos e científicos, ajudando a conscientizar a sociedade sobre a agricultura familiar, buscando promover a integração do saber acadêmico com os saberes tradicionais dos agricultores, numa relação transformadora para o desenvolvimento mútuo.

Renata destacou outro eixo importante da FAF: o estabelecimento de pontos de venda direta para os mercados da região, agilizando o escoamento da produção dos pequenos e médios feirantes agricultores. Outro dado importante é a ênfase dada pela feira ao Programa de Aquisição de Alimentos, uma política pública de segurança alimentar do governo federal voltada para a compra de alimentos orgânicos da Agricultura Familiar. Ela informou que essa outra ferramenta do projeto tornou possível a compra de gêneros alimentícios pelo Restaurante Universitário do IM, que já está servindo refeições à base de produtos adquiridos na feira como banana, batata-doce, aipim, inhame, pepino e quiabo.

Além dos gêneros alimentícios, a feira comercializa também produtos medicinais (xaropes, óleos massageadores, pomadas cicatrizantes), cosméticos naturais, xampus, sabonetes e outros. Outra ação promovida pelos feirantes é a cesta personalizada, nas quais o público encomenda previamente podendo mesclar diversos itens para seu consumo.

Feirante Rosângela Mangili

Rosangela Mangili, de 54 anos, atua desde o ano passado na Feira. Ela comercializa produtos agroecológicos, como doce de laranja da terra, mamão, legumes e verduras fresquinhos, tudo sem o uso de substâncias químicas no processo produtivo. A produtora conta com orgulho que aprendeu com sua avó índia as técnicas de cultivo agroecológicas, e que se preocupa em valorizar a saúde dos consumidores. Rosângela disse que espaços como esse estão gerando nas pessoas uma consciência voltada para a preservação da saúde, onde o produto natural e agroecológico é visto como mais saudável do que o industrializado.

A Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ acontece semanalmente no Instituto Multidisciplinar, de 9 às 16 horas. Em Seropédica, ela ocorre sempre às quartas-feiras, a partir de 8 horas da manhã, no Pavilhão Central (P1). No câmpus de Três Rios, a feira funciona todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas.

Contatos podem ser feitos através das redes sociais. No Facebook, o endereço é “Feira da Agricultura Familiar – UFRRJ Seropédica”. No Instagram, “feiraufrrj”. Ou pelo e-mail fafrural@gmail.com

(*) Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ

Postado em 02/05/2019 - 15:55