Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Evento no IM comemora 70º aniversário da República da China

Evento no IM comemora 70º aniversário da República da China

Na abertura do encontro Brasil-China, os diretores do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, Paulo Cosme de Oliveira (ao centro) e Glaucius Leandro (à dir.), com o presidente da Associação dos Cantoneses do RJ, Chen Xi Qin

O câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu sediou, em 29 de setembro, evento em comemoração ao 70º aniversário de fundação da República Popular da China. Os diretores do instituto e do câmpus, Paulo Cosme de Oliveira e Glaucius Leandro, respectivamente, receberam os convidados. Entre eles, a consulesa-geral adjunta Chen Xiaoling, o representante do Tai Chi Institute, Gláucio Venicio, e o integrante da Associação dos Cantoneses do Rio de Janeiro, Chen Xi Qin, além do delegado federal Ricardo Carvalho. A comemoração aconteceu paralelamente ao 5º Encontro Brasil-China.

 

“É um prazer muito grande poder participar dessa comemoração, que coroa a grandeza do povo chinês”, afirmou o diretor do Instituto Multidisciplinar (IM), Paulo Cosme. A consulesa Chen Xiaoling agradeceu à UFRRJ pela acolhida e sublinhou o crescimento econômico da China nos últimos anos: “Hoje, a contribuição da China para economia mundial é enorme”. Xiaoling  também ressaltou a ligação entre Brasil e China: “Comemoramos também 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Brasil, o que nos dá grande alegria”, declarou a consulesa, lembrando que só no Rio de Janeiro são 20 mil chineses e na Baixada Fluminense de três a cinco mil. Isso tem feito com que as universidades brasileiras se interessem também pelo ensino do mandarim.

 

O Dragão e o Leão, símbolos da cultura chinesa

A UFRRJ de Seropédica mantém um dos poucos cursos desse idioma no estado, assim como PUC e UFF. O diretor Paulo Cosme manifestou interesse em trazer a iniciativa para o câmpus Nova Iguaçu. Já o representante do Tai Chi Institute, Gláucio Venício, apontou que “o mandarim hoje é uma língua muito importante e seria muito bom que a Rural fosse mais um lugar de conhecimento dessa cultura”.

 

O evento no IM contou com apresentações de bandas típicas e cantores; demonstrações de Kung Fu; e a tradicional exibição do Dragão e do Leão. O encontro foi organizado pelo Tai Chi Institute, com apoio da UFRRJ, do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, da Associação dos Cantoneses do Rio de Janeiro, da Sociedade Taoísta do Brasil e da Brazil Wushu Sanda Federation.

 

Por Ricardo Portugal, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)/Assessoria de Imprensa do IM


Postado em 10/10/2019 - 12:06

Notícias Relacionadas

Fazendinha Agroecológica abastece Restaurante do IM

Feira da Agricultura Familiar no IM agora é semanal

Continuam suspensas atividades no IM nesta terça-feira (30)

Grupo de pesquisa promove no IM seminário sobre cultura e religião

Resultado parcial do projeto “Implantação do Projeto +Casas da Inovação”

Últimas Notícias