Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Doutorando da UFRRJ participa de simpósio na Finlândia

Doutorando da UFRRJ participa de simpósio na Finlândia

Exemplos de biomateriais obtidos pelo doutorando Carlos Silva (PPGCAF/IF/UFRRJ)

O doutorando da UFRRJ Carlos Eduardo Silveira da Silva, do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais (PPGCAF/IF), participou do Hyber-FinnCeres Symposium, realizado entre os dias 15 a 17 de maio, em Helsinque, capital da Finlândia. No evento, Silva apresentou resultados parciais de pesquisa que realiza no doutorado. O estudante faz intercâmbio na Aalto University da Finlândia, desenvolvendo trabalho sobre a valorização de espécies madeireiras nativas do Brasil em aplicações de biorrefinaria florestal, além de avaliar processos químicos para geração de biomateriais e bioenergia.

“O encontro é considerado um dos mais importantes entre os pesquisadores da área, pois o Hyber é o Centro de Excelência em Pesquisa de Engenharia Molecular de Materiais Híbridos Biossintéticos da Academia da Finlândia, que envolve trabalhos de automontagem molecular, engenharia genética de proteínas, produção biotecnológica de biomoléculas e materiais da parede celular de plantas”, explicou o professor Fernando Gomes (PPGCAF/IF), um dos orientadores do doutorando.

Além de Gomes, o aluno tem orientação dos docentes Alexandre Carvalho e João Latorraca, ambos do Instituto de Florestas (IF/UFRRJ). Na Europa, Carlos Silva interage com o grupo Biobased Colloids and Materials (BiCMat), da Aalto University, sendo supervisionado pelos professores Orlando Rojas e Mikhail Balakshin. De acordo com o professor Fernando Gomes, o BiCMat desenvolve pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável global por meio de estudos sobre aspectos fundamentais e de utilização dos recursos renováveis.

Com informações do prof. Fernando Gomes (IF/UFRRJ)

Postado em 23/05/2019 - 14:04