Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Docente do ICBS publica artigo em revista internacional sobre fauna insular

Docente do ICBS publica artigo em revista internacional sobre fauna insular

O professor Hélio Ricardo da Silva, do Laboratório de Herpetologia (Departamento de Biologia Animal/Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde) da UFRRJ, teve o artigo “Frog size on continental islands of the coast of Rio de Janeiro and the generality of the Island Rule” publicado na revista científica PLOS ONE. O trabalho é assinado em conjunto pelo docente e pelos pesquisadores Raoni Rebouças (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas–Biologia Animal, Universidade Federal do Espírito Santo e Laboratório de Herpetologia/UFRRJ ) e Mirco Solé (Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz).

 

O artigo tem como base um estudo sobre a “Island Rule” (Regra Insular”) no caso de anuros. Conforme postula a Island Rule, indivíduos em ilhas tendem ao nanismo quando indivíduos de populações continentais são grandes e gigantismo quando as populações continentais são indivíduos pequenos. Houve muita discussão sobre esta regra, mas apenas alguns estudos foram realizados com o objetivo de revelar esse padrão para anuros. O estudo do professor Hélio Ricardo da Silva e seus colegas pesquisadores se concentrou em medir o tamanho de indivíduos nas ilhas e encontrar um possível padrão de modificação de tamanho para anuros anatômicos. Os indivíduos foram coletados em ilhas continentais, medidos e comparados às populações continentais. Foram selecionadas quatro espécies com diferentes aspectos da história natural durante essas análises. Os parâmetros da ilha foram comparados ao tamanho dos indivíduos, a fim de encontrar uma explicação para a modificação do tamanho. Três das quatro espécies apresentaram mudanças de tamanho nas ilhas. Os resultados indicam que os pressupostos anteriores, geralmente propostos para mamíferos de ilhas mais antigas, não se encaixam nos anuros estudados pela equipe. Como conclusão, o grupo supõe que a modificação de tamanho nas ilhas é específica da população. Portanto, algum fator associado à competição, à área de vida e ao tempo de isolamento provavelmente serão responsáveis ​​pelo gigantismo nas ilhas em determinada espécie.

 

Para mais informações, acesse http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0190153


Postado em 15/01/2018 - 11:47

Notícias Relacionadas

Psicóloga da Divisão de Saúde da UFRRJ tem artigo publicado na revista Psicologia da Educação, da PUC-SP

Aluna e ex-alunas da Administração Pública têm trabalho publicado em revista científica

Revista Estudos Sociedade e Agricultura publica dois artigos de professores da UFRRJ

Últimas Notícias