Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Clipping > Dia da Árvore: a luta da agroecologia contra o agronegócio

Dia da Árvore: a luta da agroecologia contra o agronegócio

29216540624_273dd4429c_zA engenheira florestal e professora da UFRRJ, Patricia Dias Tavares, concedeu uma entrevista ao jornal Brasil de Fato sobre a importância da preservação do meio ambiente, fornecendo dados e informações históricas sobre o processo de desmatamento no Brasil. Para ela, o país tem um preocupante de séculos de destruição da natureza, que nos obriga a buscar novas formas de relação e uso dos bens naturais.
 
— Desde a colonização europeia, a gente vive um processo de destruição da Mata Atlântica, que vai do litoral para o interior do território. Então, desde essa época, os modelos de exploração e de geração de renda estão pautados por esses modelo que retira recursos naturais e estabelece plantações com a tecnologia que podemos chamar deplantation ou de modelo agroexportador.  Começou com a entrega de terras aos ‘amigos da coroa’ para exportação de cana, de açúcar, de algodão e de outros tipos de culturas. Depois, veio o café e a exploração de pastagens — explicou a docente, que também é doutoranda em Ciências Ambientais e Florestais.
 
Para mais informações, leia a notícia completa divulgada em 21 de setembro: https://www.brasildefato.com.br/2016/09/21/dia-da-arvore-a-luta-da-agroecologia-contra-o-agronegocio/


Postado em 03/10/2016 - 11:42

Notícias Relacionadas

Bienal da UNE: Mostra Audiovisual reflete a urgência do feminismo

Confira o clipping de dezembro/2016

‘Empresas vão ser refratárias à mudança’, diz historiador sobre a Lava-Jato

Pagamento de propinas por empreiteiras se consolidou durante ditadura, diz historiador

Desafios sociais dos Brics unem movimentos populares

Últimas Notícias