Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Departamento de Esporte e Lazer organiza evento para novos alunos da Rural

Departamento de Esporte e Lazer organiza evento para novos alunos da Rural

 

Dedicado aos discentes do curso de Educação Física, a celebração buscou apresentar o que o DEL e o Departamento do curso têm a oferecer aos novos alunos

Foto: Comunicação Proext

Texto: Thaís Melo e Uli Campos Leal (*)

 

No dia 6 de agosto, o Departamento de Esporte e Lazer, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (DEL/Proext), reuniu veteranos e calouros do curso de Educação Física para uma apresentação de “Boas-vindas” em um dos ginásios poliesportivos. A intenção do acontecimento foi apresentar o que o DEL e o Departamento do curso de Educação Física têm a oferecer aos novos alunos. A solenidade contou com a apresentação da equipe de Cheerleading da UFRRJ e de três grupos de dança, além de oficinas de lutas (Jiu-jitsu e Taekwondo).

A mesa de abertura do evento foi composta pelo pró-reitor de Extensão Roberto Lelis, a pró-reitora de Gestão de Pessoas Amparo Villa Cupolillo, o pró-reitor de Graduação Joelcido Francisco Rocha, o coordenador do DEL Thiago Rosa, a representante da Coordenação do Curso de Educação Física professora Valéria Pires, a presidente da Atlética Central Lohana Rodrigues e os professores convidados Ricardo Ruffoni e José Camilo Camões.

Foto: Comunicação Proext

A professora Valéria Pires destacou a importância desse tipo de iniciativa e das atividades ofertadas, “Essas atividades são importantes para que esses alunos possam entender que estão amparados, que não estão sozinhos e que a universidade trabalha de forma conjunta em favor deles e do desenvolvimento dessas ações priorizando a saúde e o bem-estar e consequentemente uma boa representatividade dos nossos atletas e do âmbito além muros da universidade”, disse a professora.

Mas não são apenas os professores que reconhecem a importância das ações do DEL e de cerimônias como essa. André Luís Ferreira, aluno de Educação Física e técnico da equipe feminina de vôlei há mais de dois anos, falou sobre a  relevância do incentivo dado pela universidade para que os alunos de todos os cursos participem de atividades esportivas. “Antigamente a gente fazia um serviço mais voluntário e agora é um trabalho mais pré- estabelecido, mais coerente, com diligência e tudo mais.” disse o aluno que também é atleta da equipe masculina de vôlei da Rural.

 

Planos futuros

    O pró-reitor de extensão, Roberto Lelis, se mostrou otimista com os futuros planejamentos em ações extensionistas para o DEL. Segundo ele estão previstos novos editais a serem lançados pela Proext. O professor também destacou o fortalecimento das atléticas esportivas. Para ele, o evento foi essencial para os novos alunos entenderem o que podem exercer dentro do curso de Educação Física. “É um momento de juntar esses alunos (veteranos e calouros), apresentar o que vai ser desenvolvido e mostrar oportunidades para eles. Porque é importantíssimo para a formação do aluno, para sua estada aqui na universidade.”, disse o pró-reitor. 

         

Comunicação Proext

O professor de Educação Física e Coordenador de esportes da Praça dos Desportos Ricardo Ruffoni explicou como sua gestão tem mediado o DEL, a Proext e o Departamento de Educação Física, além de apresentar a vivência da prática esportiva aos alunos do curso dentro da Rural. “A coordenação é mais a parte pedagógica, então o objetivo da minha gestão é mais interligar o DEL, a Proext e o Departamento de Educação Física. É almejar cada vez mais que os alunos de Educação Física vivenciam estágio e  vivenciem essa prática esportiva”, explicou o professor. 

Sobre os planos futuros, o professor destacou que existem muitos, porém há fatores que dificultam a concretização dos mesmos. “Claro que temos mil planos como a sala de lutas, a sala de musculação que é a mesma há 30 anos então a gente quer mudar isso, mas é complicado você fazer promessas no atual momento que estamos vivendo”, elucidou o professor. 

Mas isso não causa desânimo, já que as novas conquistas da gestão são um  impulso para planejamentos futuros. Como, por exemplo, a abertura da piscina depois de oito anos fechada e as reformas recentes em quatro quadras poliesportivas. O coordenador destacou o empenho da Proext em buscar parcerias e reforços para que essas realizações acontecessem. 

*Comunicação Proext


Postado em 14/08/2019 - 16:46

Últimas Notícias