Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Câmpus CG promove IV Reunião Técnica de Manejo de Pastagens

Câmpus CG promove IV Reunião Técnica de Manejo de Pastagens

Por Gabriela Lessa (*)

A IV Reunião Técnica de Manejo de Pastagens do Norte e Noroeste Fluminense aconteceu nos dias 5 e 6 de junho. O evento é organizado pela UFRRJ – Câmpus Campos dos Goytacazes e tem o objetivo de expandir o conhecimento dos produtores rurais sobre a produção pecuária da Região, com ênfase no manejo sustentável de pastagens.

Na terça-feira, 5/6, a Reunião teve início pela manhã, com palavras de boas vindas do diretor do câmpus CG, Jair Felipe Ramalho, no auditório Aldo Alves Peixoto, seguido de breves palavras do reitor da UFRRJ, Ricardo Luiz Berbara. Ao todo foram 85 participantes, dentre eles produtores rurais, técnicos de diferentes áreas e estudantes de Agronomia e Zootecnia.

O dia foi composto por um ciclo de palestras e momentos de debates. Na parte da manhã, tivemos a participação de Carlos Augusto de Miranda Gomide, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, abordando o tema: Manejo Intensivo de Pastagens. Seguido do Aloísio Favoreto Alves, engenheiro agrônomo e consultor técnico comercial da Yara Fertilizantes, fazendo uma apresentação técnico/comercial do programa “Nutripasto”. Logo após tivemos um painel sobre “Consórcio de leguminosas em pastagens: benefícios e desafios”, com Robert Michael Boddey, pesquisador da Embrapa Agrobiologia e Robert Macedo, professor de forragicultura e pastagens da UFRRJ.

Já durante a tarde, tivemos um painel sobre “Sinergias e desafios do cultivo de grãos em sistemas de integração com pastagem para o Norte e Noroeste Fluminense”, com Cláudia Pozzi Jantália, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia e Claudinei Caldeira Henn, consultor da SOESP (Sementes Oeste Paulista) . Seguido de uma apresentação do grupo de manejo de pastagens da UFRRJ-CCG, com Elizabeth Processi, zootecnista do CCG. E também um painel sobre “Crédito rural e financiamento para formação de pastagens”, com Flaviano Leal de Souza, extensionista da Emater-Rio e Thiago de Souza Ribeiro, assessor de Agronegócio do Banco do Brasil.

Na quarta-feira, 6/6, foi realizada uma visita técnica à Fazenda Abadia, localizado na Estrada Campos-Gargaú. Os participantes conheceram a história da Fazenda, produtora de bezerros Nelore, meio sangue Nelore x Angus e cana-de-açúcar para o alambique Tellura; visitaram o pasto e conheceram como é feito o manejo de pastagem na fazenda.

(*) Estagiária de Jornalismo do CCG/UFRRJ.


Postado em 12/06/2019 - 11:12

Notícias Relacionadas

Auditora da CGU faz palestra sobre integridade no serviço público

Semana de Química movimenta a Rural

Integridade no Serviço Público é tema de palestra nesta quarta (19/6)

Fórum dos Técnicos debate deliberação de estágios probatórios

Aluno de Engenharia Florestal participará da ‘World Water Week’

Últimas Notícias