Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Aluno da UFRRJ inova e faz sucesso com sua página ‘História no Paint’

Aluno da UFRRJ inova e faz sucesso com sua página ‘História no Paint’

Aprender com memes

Por Caroline Verly, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ

Humor e conhecimento. Um dos memes criados pelo estudante de História Leandro Marin

Alguém duvida que aprender de forma descontraída é mais prazeroso? A busca por métodos criativos para estudar e ensinar é um interesse crescente entre alunos e professores, e já fez surgir várias propostas inovadoras, até no universo da internet. Uma prova disso é Leandro Marin, aluno de Licenciatura em História do Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu. Ele é o nome por trás do perfil “História no Paint” nas redes sociais. Com uma legião de mais de 277 mil seguidores no Twitter e Instagram, o objetivo do estudante é ensinar e facilitar o aprendizado em História usando linguagem coloquial, imagens engraçadas e memes.

O estudante conta que a ideia de criar o “História no Paint” partiu de um mix de coisas. “Quando eu estava fazendo um curso de pré-vestibular online em 2016, os professores usavam o humor como ferramenta de ensino. Eles faziam questão que as aulas fossem as mais cômicas possíveis”, disse Leandro, que nunca havia tido contato com esse tipo de aula. Ele afirma que ficou impressionado e apaixonado pelo formato. Nessa mesma época, os memes começaram a ficar muito populares no  Brasil. “Quando eu percebi, estava misturando memes e conteúdos do Enem”, lembra o estudante.

Apesar do número significativo de seguidores que possui hoje, Leandro relata que quando começou, em junho de 2016, no Facebook, não foi fácil conseguir popularidade, e que o resultado conquistado se deu com a insistência no projeto. Quando realmente se deu conta do que estava fazendo, o conteúdo havia “viralizado” na web, saindo em grandes jornais e sendo compartilhado por pessoas famosas. “Até hoje eu não consegui assimilar isso direito. É algo bastante novo para mim”, diz o aluno de História. Hoje sua página no Facebook conta com mais de 700 mil curtidas.

Lá no início, Leandro conta que só fazia os memes porque realmente gosta de criar coisas. O aluno comenta que 75% das peças produzidas e postadas são feitas por ele, e que uns 15% vêm de gente que acompanha seu trabalho. O restante é tradução de páginas de outros países.

Com várias páginas para gerir, Leandro recebe ajuda da namorada, Patrícia Vougo, para administrar o blog e o Instagram. A página do Facebook e a do Twitter são por sua conta. Quanto ao número de seguidores e a visibilidade que adquiriu, o  discente diz que é algo assustador. “É uma grande responsabilidade, pois só de pensar que as pessoas podem se inspirar em tudo que eu falo me faz sentir uma pressão enorme. Penso em cada palavra e meme que faço, mesmo assim é inevitável ter erros. Eu realmente nunca imaginei que isso teria a proporção que tem”, relata.

O grande número de seguidores representa também um volume de interações na mesma proporção. O aluno diz que o feedback no Twitter é impressionante. “A média de curtidas é de dez mil por postagem, mais ou menos. Durante a semana, entre 20 postagens, praticamente metade passa de 30 mil.” Leandro observa que a maioria dos comentários é positiva, e vem de professores, artistas, mídias independentes, cantores famosos e até crianças com faixa etária de dez anos.

A visibilidade vai além do espaço da web. Leandro comenta que seus professores conhecem seu projeto, e que o elogiam.
“Praticamente todo dia recebo mensagens de professores dizendo que a página é ótima e que a utilizam dentro da sala de
aula, seja para explicação ou até mesmo em provas”.

O projeto já virou profissão: Leandro conta que há quase dois anos o “História no Paint” é a sua fonte de renda e deixa evidente a importância do humor para falar de História: “Sem o humor, não haveria ‘História no Paint’.”

O que é um meme?

Termo utilizado na internet para se referir a uma informação que se espalha (“viraliza”) rapidamente. Pode ser vídeo,
imagem, frase, ideia ou música. A expressão foi criada pelo biólogo Richard Dawkins em 1976. Para ele, um meme poderia ser qualquer ideia, comportamento ou tendência que tem a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa através da imitação ou da nossa herança cultural.

Fonte: www.museudememes.com.br

Para conhecer o História no Paint:

Twitter: @HistoriaNoPaint
Instagram: https://www.instagram.com/historianopaintoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/Historianopaint/
Site: https://www.historianopaint.com/

 

Publicado originalmente no Rural Semanal 04/2019.


Postado em 21/05/2019 - 10:41 - Atualizado em 22/05/2019 - 15:10

Últimas Notícias

Skip to content