Falar sobre Química em 30 minutos ou menos. Esse é o mote do Moléculas, produzido pelo professor da UFRRJ, Cedric Graebin, junto a um grupo de estudantes do curso de licenciatura em Química. Já são 50 edições preparadas com o cuidado de tornar a linguagem científica mais compreensível para o público geral. “Nosso maior desafio é a acessibilidade, no seguinte sentido: como tornar temas complexos e às vezes distantes do cotidiano dos ouvintes em um episódio que capture seu interesse?”, diz Cedric.
O docente também menciona o trabalho que está por trás de cada edição do Moléculas: reuniões, conferências, pesquisa de material bibliográfico, elaboração de texto, correções e sugestões, gravação, edição, mixagem e, enfim, publicação. “Gastamos muito mais tempo, de quatro a oito vezes mais, produzindo um episódio do que o tempo que este episódio tem após a publicação e divulgação”, explica. O empenho tem dado bons resultados – cada edição registra de 300 a 400 ouvintes.
Para conhecer outros podcasts feitos por estudantes e professores da UFRRJ, clique aqui.
Você é estudante ou trabalhador da UFRRJ e participa da produção de podcasts?
Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da UFRRJ e por convidados que participam de podcasts e transmissões on-line representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFRRJ.
Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).