Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
Eventos
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP > Programa de Iniciação Científica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Programa de Iniciação Científica


A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) é a unidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, responsável pela coordenação e supervisão das atividades de pesquisa e pós-graduação.
 
Equipe responsável pelo Programa de Iniciação Científica
 
Secretária Executiva
Fernanda Abidu Figueiredo
E-mail: fernandaabidu@ufrrj.br
 
Datilógrafa
Debora Cardoso Freire Gama
E-mail: cardoso@ufrrj.br

 
 
Programas de Iniciação Científica
 
PROIC
 
Programa Interno de Bolsa de Iniciação Científica – PROIC/DPPG-UFRRJ
 
O programa PROIC e voltado para os discentes de Graduação e tem como principal objetivo o incentivo aos novos professores pesquisadores recém-doutores, ou excepcionalmente mestres, a participarem de projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, dando início à orientação individual e adequada aos alunos de Graduação.

 
PIBIC
 
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/CNPQ-UFRRJ
 
O Programa e voltado para os alunos de Graduação e tem como principal objetivo o incentivo a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, orientação adequada por pesquisador qualificado, individual e continuada. Além disso, proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico.



Clique nos links abaixo para ver a listagem e fazer o download dos arquivos pretendidos:

A PROPPG divulga as notas brutas e normalizadas (produção científica) dos inscritos no processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af​,​ E​dital Nº 001 de 23 de março de 2017. Os critérios de normalização foram os mesmos utilizados no edital dos últimos anos, sendo iguais para todas as grandes áreas, quais sejam: 1) Identificação da nota bruta equivalente à primeira diferença  acentuada — entendida como norma — entre notas brutas ordenadas por valores  decrescentes; 2) atribuição de nota dez a todas as notas brutas iguais ou maiores que a norma; 3) normalização de todas as outras notas brutas pela norma (regra de três simples). 

Recursos quanto à avaliação apresentada deverão ser solicitados apenas no prazo estipulado em edital: 12 a 16 de junho de 2017, de acordo com o template que será divulgado em breve, através do e-mail naap@ufrrj.br. E-mails antes do prazo, assim como o envio de mensagens para e-mails diferentes do divulgado em edital, serão desconsiderados.

Acesse aqui o documento: Notas Normalizadas – EDITAL PIBIC, PIBITI E PIBIC-Af

PROPPG divulga as notas brutas e normalizadas (produção científica) dos inscritos no processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica​ ​[PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af​]​

A PROPPG divulga a classificação preliminar do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af – Edital n.º 001 de 23 de março de 2017.

A distribuição das bolsas depende, ainda, da confirmação da cota institucional pelo CNPq. Esta lista de classificação preliminar poderá ser alterada a depender da apresentação e deferimento de possíveis recursos.

RECURSOS:

 Somente serão aceitos recursos ao NAAP-PROPPG por meio físico ou eletrônico (e-mail: naap@ufrrj.br, com assunto para a mensagem: RECURSO EDITAL PIBIC/PIBITI/PIBIC-Af_17/18). As notas de PP e PA também poderão ser informadas, durante este período, mediante solicitação dos candidatos. O professor deverá remeter o recurso no template fornecido preenchido para o e-mail naap@ufrrj.br, em formato pdf, ou entregá-lo diretamente na secretaria do NAAP [no horário de funcionamento durante o prazo de recursos; feriados não alterarão o prazo estipulado], no prazo definido em edital — 12 a 16 de junho de 2017 —, indicando os pontos de discordância devidamente substanciados no número máximo de 2.000 caracteres [contando os espaços].

Só serão julgados os recursos que estiverem de acordo com o template fornecido; aqueles que não atendam a este formato e que sejam interpostos fora do prazo estabelecido em edital serão desconsiderados.  Cada recurso será encaminhado, para apreciação e julgamento, ao Coordenador Institucional e ao Coordenador da Grande Área e seu respectivo comitê deliberarem em nome de todo o Comitê Institucional. A decisão tomada pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica é considerada final e soberana, de acordo com o item 3.5.4 da RN 17/2006, que normatiza nacionalmente os Programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af.

As respostas aos recursos serão enviadas pela equipe NAAP exclusivamente por e-mail apenas após o prazo final de interposição de recursos. Comunicações com o Coordenador Institucional, Coordenadores de Área, membros do comitê, Pró-Reitoria e outros não serão consideradas recursos e, portanto, não serão julgadas.

Classificação Preliminar – Divulgação

Template – Recurso

PROPPG divulga a classificação preliminar do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af

A PROPPG comunica que os certificados do Programa Institucional de Iniciação Científica
Voluntária, referentes ao período de 1º de Abril de 2017 a 31 de Março de 2018, estão
disponíveis.
Favor localizar a página referente à própria certificação no documento disponibilizado e realizar a impressão.
Quaisquer dúvidas deverão ser dirimidas exclusivamente através do e-mail
Parabenizamos aos professores e alunos que fortaleceram este programa e contribuíram na formação de futuros pesquisadores. 
Atenciosamente,
Coordenação Institucional de Iniciação Científica – UFRRJ

Certificados do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PICV 2017-2018) estão disponíveis para impressão

Últimas Notícias

Skip to content