Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP


Informações nesta página:

 



Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af


Ambos os programas são oriundos de convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de acordo com o processo nº 800864/89-1 e RN 017/2006-CNPq, que normatiza nacionalmente as ações a eles vinculadas. Os programas PIBIC e PIBIC-Af são voltados à concessão de bolsas de iniciação científica (cotas CNPq e UFRRJ – esta referente à contrapartida institucional) e têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando (i) a participação ativa de bons alunos de graduação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, sob a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado, (ii) a aprendizagem e a aplicação de técnicas e métodos de pesquisa e (iii) o estímulo ao desenvolvimento do pensar científico.

Comitê Institucional de Iniciação Científica

Coordenação: Prof. Glauco Favilla Bauerfeldt

Edital 2020-2021: documentos, arquivos e orientações

Nota: projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais; novo cronograma

Nota: divulgação da classificação final referente aos editais PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI


Relatórios finais de Iniciação Científica – Modalidades PIBIC, PIBIC-Af, e PIBITI

A PROPPG informa que o período de recebimento de relatórios finais dos programas PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI/ da UFRRJ será até o dia 31 de outubro de 2020. O professor deverá remeter este documento preenchido exclusivamente para o e-mail relatopibicufrrj@gmail.com, em formato “.pdf”.

 

template para submissão do relatório está disponível neste arquivo: Template-Relatório-PIBIC-PIBITI-PIBIC-AF 2020



Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – PICV


Trata-se de programa voltado à formação inicial de estudantes de graduação como futuros pesquisadores por meio de atividades acadêmicas que privilegiem a prática de técnicas e métodos de pesquisa e estimulem o desenvolvimento do pensar científico. As atividades contempladas por este edital devem ser realizadas como parte de projeto de pesquisa com qualidade acadêmica, limitado no tempo e sob a coordenação individual por orientador qualificado. Dessa forma, as atividades de uma iniciação científica voluntária apresentam as mesmas características dos demais programas institucionais de iniciação científica, embora não proporcionem ao estudante envolvido direito a bolsa. A participação neste Programa no papel de proponente ou de estudante é de caráter voluntário.


Relatórios finais de Iniciação Científica Voluntária 2018-2019

A PROPPG informa que o período de recebimento de relatórios finais do programa PICVda UFRRJ será até o dia 30 de março de 2020. O professor deverá remeter este documento preenchido exclusivamente para o e-mail relatopicvufrrj@gmail.com, em formato “.pdf”.

 

template para submissão do relatório está disponível neste arquivo: Template-Relatório-PICV-2019


Edital 2020 disponível no SIGAA. Prorrogação de prazo de cadastro de projetos, até 07/02/2020, em virtude de defeito no SIGAA para registro de segundo plano de trabalho, o sistema não permitiu, informando que já havia um plano de trabalho registrado para aquele projeto. Este problema se deu em sequência a uma atualização de versão do módulo de pesquisa do SIGAA que impede que configurar o edital para aceitar dois planos de trabalho por projeto. Após intervenção da COTIC, uma nova versão foi instalada e o problema, resolvido. Os cadastros já efetivados permanecem válidos, não sendo necessários, nestes casos, qualquer alteração.

Nota aos orientadores com projetos aprovados no edital 001 PIBIC, PIBIC-Af 2019-2020: um plano de trabalho que não tenha sido contemplado com bolsa pode ser usado para indicação de aluno(a) de iniciação científica voluntária, sem a necessidade de cadastro de novo projeto no edital 003 PICV 2019-2020. Neste caso, basta preencher o formulário de indicação de bolsista e enviá-lo preenchido para naapproppg@gmail.com, usando o termo “Indicação IC Voluntária” como assunto da mensagem.

Nota aos orientadores não docentes permanentes da UFRRJ: enviar mensagem para naapproppg@gmail.com contendo as informações marcadas com * neste formulário (opções cor/raça e tipo ensino médio) para cadastro como docente externo(a) no SIGAA/UFRRJ. Esse cadastro permite ao(à) não docente ser membro de um projeto de pesquisa coordenado por docente permanente da UFRRJ. O(A) coordenador(a) de um projeto de pesquisa pode cadastrar um plano de trabalho indicando como seu(sua) coordenador(a) qualquer membro do projeto de pesquisa correspondente. Com esse procrdimento, um(a) não docente permanente cadastrado(a) como docente externo(a) pode se tornar coordenador(a) de plano de trabalho.

Nota aos coordenadores de projetos submetidos no âmbito do edital 2020: em razão de um mal funcionamento no sistema de avaliação de projetos de pesquisa do SIGAA, o calendário de divulgação de resultados será alterado. A PROPPG está trabalhando junto com a COTIC para resolver o problema o mais rapidamente possível. Novo calendário será divulgado assim que o sistema estiver em perfeito funcionamento.

Termo de Indicação/Compromisso.

Manual Submissão de Projeto Interno SIGAA – COTIC. Os arquivos exigidos em edital devem ser anexados na última página do formulário de cadastro de projeto, localizado logo antes do Termo de Concordância (ver lâmina 12 do manual).

 



Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI


O Programa PIBITI é oriundo de convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de acordo com o processo nº 800864/89-1 e RN 017/2006-CNPq, que normaliza nacionalmente as ações destes programas. Esse programa é voltado à concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação a alunos de graduação e tem como objetivo a inserção de estudantes em atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas, em busca de possibilidades de transferência de tecnologia. Os projetos tecnológicos devem estar direcionados às soluções de problemas de interesse social, ao depósito de patentes, registros de softwares, marcas, desenho industrial e indicação geográfica no INPI ou órgãos equivalentes e a proteção de cultivares registrados no MAPA.

Comitê Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Coordenação: Profª. Yara Peluso Cid

Edital 2020/2021: documentos, arquivos e orientações

Nota: divulgação da classificação final referente aos editais PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI



Indicação/Substituição de Bolsista PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI


O processo de indicação/substituição é através do SIGAA/UFRRJ. O primeiro passo é cadastrar o início da execução do projeto, o que deve ser feito no portal do docente seguindo as instruções deste manual. Os manuais são preparados pela UFRN e correspondem à operação também do SIGAA/UFRRJ.

Após esse passo, as vagas de bolsas disponíveis estarão visíveis no portal do discente, permitindo que se candidatem segundo o procedimento descrito neste outro manual.

A indicação/substituição de bolsistas dentre os que se candidatarem é feita segundo estas instruções.

RESSALTE-SE que o preenchimento do SIGAA, tanto pelo(a) orientador(a) como pelo(a) discente, vale como declaração de conhecimento das normas fixadas pelo CNPq e UFRRJ para a implementação desta bolsa, de compromisso em dedicar-se, integral e exclusivamente, às atividades de pesquisa ou ensino durante a vigência do benefício e de veracidade das informações fornecidas.

Algumas informações relevantes para os(as) candidatos(as):

1) Conta pessoal do Banco de Brasil cadastrada em seu menu “Meus Dados Pessoais” no SIGAA.
2) A conta corrente para depósito deve ser aberta em agência, não sendo aceita conta aberta virtualmente.
3) Currículo cadastrado e enviado no sistema Lattes do CNPq.

Indicação/substituição de discentes bolsistas devem ser encaminhadas até o dia 10 de cada mês.

 



Reunião Anual de Iniciação Científica – RAIC


Evento científico, organizado na forma de congresso, que tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística ou cultural desenvolvidos na UFRRJ. As são repartidas em dois eventos, a Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (SePTI), proporcionando a troca de experiências entre os(as) alunos(as) de graduação envolvidos(as) em atividades de pesquisa, os(as) alunos(as) de pós-graduação, os(as) professores(as) e os pesquisadores(as) da UFRRJ. Aos(Às) alunos(as) bolsistas dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af é obrigatória a apresentação, na JIC, de pelo menos um trabalho do qual seja o(a) autor(a) principal. Aos(Às) alunos(as) ativos(as) do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV) é obrigatória a apresentação, na SePTI, de pelo menos um trabalho do qual seja o(a) autor(a) principal. Aos(às) demais bolsistas de Iniciação Científica, incluindo bolsistas da FAPERJ, dos Programas de EducaçãoTutorial (PETs) ou de outras instituições públicas ou privadas, é facultada a apresentação de trabalho, sendo esta realizada na SePTI.

VII  RAIC – 23 a 27 de setembro de 2019

 

 

 


Links

Banco de Projetos

Formulários

Programas de Iniciação Científica

Últimas Notícias

Skip to content