Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Diversão e conhecimento: uma reação balanceada

Diversão e conhecimento: uma reação balanceada

A química está em tudo, inclusive na SNCT. Com formas inovadoras de ensinar, projetos de extensão promovem atividades incríveis no Instituto de Química (IQ/UFRRJ) 

No dia 18 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) impulsionou atividades no Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Diversos estudantes de escolas visitantes e, até mesmo, ruralinos participaram das interações promovidas pelos projetos de extensão. Com o objetivo de transmitir o conhecimento da química de forma lúdica, os projetos de extensão Descobrindo a Ciência: Ensinando Química Através de Assuntos Cotidianos e a Inclusão e Cienciando articularam atividades interessantes e dinâmicas que, com certeza, marcaram os participantes.

Sabe-se que existem áreas de conhecimento que sofrem por serem caracterizadas como muito complicadas e a química é uma delas. “Recebemos alunos do Ensino Médio e Fundamental a partir de quatro anos de idade. Eles vêm para dentro do laboratório para fazer experimentos que mostram que a química tá dentro do cotidiano deles. (…) A gente queria desburocratizar o ensino da disciplina e, para isso, nada é melhor que ensinar de forma lúdica”, é o que defende Vanessa Gomes Almeida, professora do Departamento de Química Analítica da Rural e coordenadora do Descobrindo a Ciência. O projeto existe desde 2016 e para esta edição da SNCT, além das atividades no laboratório, resolveu trazer algo novo: a primeira versão do jardim sensorial – atividade que consistiu em retirar o sentido da visão dos participantes com o uso de vendas e fazê-los interagir com plantas em plataformas. O intuito do exercício era mostrar aos alunos as particularidades não só dos seus sentidos, mas também de cada material utilizado. 

Aluna de escola visitante e membro do projeto ‘Ensinando Química’ durante interação no jardim sensorial (foto: Gabriel Lopes)

Já o projeto Cienciando, que visa melhorar as metodologias de aprendizado através do ensino ativo, propôs uma atividade envolvente para todos os participantes: uma investigação criminal. O que a princípio não parecia ter a ver com a disciplina de química se mostrou cada vez mais entrelaçado com ela na medida que utilizava-se de reações, elementos e conceitos da química para entender os desdobramentos do caso. A história ficcional tratava de um assassinato em área de garimpo ilegal. O objetivo era que os participantes resolvessem o enigma a partir da interação com pistas deixadas pelo cenário. Felizmente, essas pistas só faziam sentido após alguma interação específica com a química. Isso fez com que os participantes estudassem e visualizassem particularidades e conceitos da matéria na prática. Confira algumas imagens da atividade A Química Forense no combate ao crime ambiental (fotos de Yasmin Alves):

Segundo Lidiane Diniz, membro do grupo e discente de Química, além de estimular o estudo da química, o projeto também discute a necessidade da preservação ambiental, os problemas decorrentes do espalhamento de notícias falsas e a importância da preservação dos povos indígenas. Ainda sobre esse ponto, a atividade foi inspirada por trágicos acontecimentos recentes com o povo Yanomami e contou com um discente indígena e amazonense para garantir que a atividade não esbarrava em algum tipo de preconceito.

O terceiro dia de SNCT (18/10) no Instituto de Química contou com atividades que proporcionaram uma forte integração entre a UFRRJ e a comunidade. É certo que tudo que foi vivenciado pelos diversos frequentadores do evento não será esquecido tão facilmente, os dois projetos de extensão se empenharam muito para trazer atividades excelentes, e foi um sucesso. “É muito importante ter alguém que mostre para os alunos que a química é interessante, que não são só quadrados ou fórmulas intermináveis e reações chatas de balancear”, é o que diz a aluna de Química da Universidade Rural, Débora Jardim. Não seria absurdo algum dizer que após esse dia os participantes passaram a olhar para a química com maior interesse e ótimas recordações.

Participantes da atividade promovida pelo projeto de extensão ‘Cienciando’ reunidos após a realização da atividade (foto: Gabriel Lopes)

Acompanhe a cobertura da SNCT na UFRRJ no site http://snct.im.ufrrj.br 

 

Leia também:

Instituto de Química na SNCT: mostras científicas incentivam alimentação saudável

 

Por Gabriel Lopes (texto), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Fotos: Gabriel Lopes e Yasmin Alves (CCS/UFRRJ).

Edição: Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ).


Postado em 23/10/2023 - 10:04 -

Notícias Relacionadas

Proext divulga lista de convidados para solenidade de entrega dos certificados de melhores trabalhos da sessão temática da SNCT-IM
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne mais de 3 mil pessoas na UFRRJ
A diversidade do terceiro dia da SNCT no Pavilhão Central (P1)
Curso de Jornalismo promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Oficina de confecção de bonecas abayomi promove reflexão sobre racismo ambiental

Últimas Notícias

Skip to content