Projeto de extensão da UFRRJ promove conscientização sobre a importância dos morcegos para a saúde pública e o equilíbrio ecológico, com atividades interativas para todas as idades
O projeto de extensão “Morcegos na Praça” participou mais uma vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024 na UFRRJ. Com foco em educação ambiental e saúde pública, a iniciativa tem como objetivo desmistificar e conscientizar a população sobre a importância dos morcegos na natureza e os cuidados sanitários relacionados a ele, especialmente na prevenção da raiva. A ação já acumula dez anos de atividades presenciais, com mostras interativas realizadas em diversos estados do Brasil.
Em Seropédica, a programação incluiu exposições com animais taxidermizados, cartazes explicativos e distribuição de materiais educativos para adultos e crianças. A atividade busca promover uma educação lúdica e acessível, engajando tanto o público acadêmico quanto a comunidade externa.
“Temos uma visão muito vaga sobre os morcegos. Eu, por exemplo, achava que eles não enxergavam, e não sabia que traziam benefícios para os seres humanos, predando animais que não são benéficos na sociedade. Temos que buscar o conhecimento antes de julgar a existência e essa apresentação foi importante para isso”, afirmou Guilherme de Oliveira Marques, aluno do Colégio Estadual Aydano de Almeida, de Nilópolis.
A coordenadora do projeto, Kátia Maria Famadas, professora do Departamento de Parasitologia Animal (DPA/IV) destacou a importância do conhecimento sobre esses mamíferos. “Queremos que as pessoas compreendam que preservar os morcegos é também preservar o equilíbrio ambiental e a saúde humana. A conservação não beneficia apenas os animais, mas toda a sociedade”, enfatiza a docente.
O projeto “Morcegos na Praça” exemplifica o valor de ações que divulgam o conhecimento científico e a educação ambiental, sensibilizando a sociedade sobre a relevância da preservação dos morcegos e seu impacto no equilíbrio ecológico e na saúde pública. Iniciativas como esta contribuem para conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade para o bem-estar de todos.
Texto e fotos: Luís Felipe S. Melo – estudante do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/