Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Dos peixes e sapos até o corpo humano e os fungos: saiba como foi a SNCT no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Dos peixes e sapos até o corpo humano e os fungos: saiba como foi a SNCT no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Estudantes da Escola Municipal Caetano de Oliveira, de Itacuruçá, Mangaratiba-RJ, participaram das atividades no ICBS, câmpus Seropédica

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com exposições científicas, banners, minicursos, apresentações de trabalhos e muita ciência. As atividades que aconteceram na parte da manhã, nesta quinta-feira (17/10), reuniram a comunidade universitária e alunos da Educação Básica do município de Mangaratiba-RJ.

No total, foram quatro atividades espalhadas pelo prédio do ICBS. Os trabalhos abordaram a biodiversidade dos peixes no Rio de Janeiro, fungos, sistema digestório, embriologia e a comunicação bioacústica de anuros (sapos, pererecas e rãs) em Seropédica. Apesar da diferença entre os temas, as atividades tinham como ponto em comum o objetivo de alcançar públicos além dos muros da universidade.

 “É muito gratificante participar da SNCT. A gente tem um contato com pessoas de diferentes idades e locais também, né? Então é muito gratificante trazer informações dessas espécies com o intuito de conscientizar as pessoas. Porque a gente só conserva aquilo que a gente conhece, então é importante as pessoas conhecerem para sentirem vontade de preservar”, disse o coordenador da mostra científica sobre peixes, Leonardo Freitas. O título da atividade coordenada por Leonardo foi “Mundo Submerso: Uma exposição científica sobre a biodiversidade de peixes do estado do Rio de Janeiro”. Na sala 30 do ICBS ele e seis alunos envolvidos no projeto construíram banners com informações sobre a ictiofauna (ciências pesqueiras) e disponibilizaram fósseis de 22 espécies de peixes fixados para explicações mais dinâmicas.

Uma exposição científica sobre a biodiversidade de peixes do estado do RJ

Para além de levar ciência para o seu público, as atividades no ICBS também integraram os alunos e professores de cursos diferentes. Foi o caso de Hugo, estudante de Ciências Sociais da UFRRJ, que participou do minicurso sobre a comunicação bioacústica de anuros em Seropédica. “É sempre bom ver a disseminação de conteúdo científico e apoiar quem está fazendo esse trabalho. Acho que ajuda também os estudantes a sentirem que estão produzindo ciência, que é muito importante tanto para quem faz Bacharelado quanto para quem faz Licenciatura, para poder perceber como é o desenvolvimento metodológico e poder propagar o conhecimento de maneira correta”, afirmou o estudante. 

No minicurso que o Hugo participou, os alunos aprofundaram os saberes sobre os sinais emitidos por diferentes espécies de sapos e o que esses “cantos” podem significar. Além de mostrarem os benefícios e potenciais dos anuros para o ambiente. As informações foram passadas por meio de slides em formato de apresentação, com debates e perguntas entre os participantes. 

Participantes do minicurso sobre a comunicação bioacústica de anuros

“O canto acaba sendo um sinal muito peculiar produzido pelos machos e que acaba tendo uma importância muito grande na comunicação e na reprodução desses animais com outros indivíduos, geralmente da mesma espécie. O curso traz para os alunos essa dinâmica sobre como o canto é algo particular, cada espécie tem o seu e de que maneira os indivíduos se organizam e se comunicam até chegar em um complexo que acaba definindo o casal reprodutivo dentro do grupo”, ressaltou a professora do Departamento de Biologia Animal do ICBS, Patrícia Abrunhosa.

“Eu acho que esse evento é importante porque traz para os estudantes da Rural e da comunidade o conhecimento sobre os anuros que sofrem muito preconceito. A gente traz uma conscientização para eles entenderem melhor como funciona e até se aproximarem mais desses animais”, frisou uma das apresentadoras do minicurso e aluna de Biologia, Luana.

Dos fungos ao corpo humano

Ainda sobre sapos, as apresentações  dos alunos do ICBS também trouxeram uma exposição sobre fungos em diferentes perspectivas. Uma delas era sobre um tipo de fungo presente nos sapos, que, inclusive, foi o motivo da extinção de diversas espécies de anfíbios. “Esse fungo afeta a pele dos anfíbios pela água, liberando zoósporos que vão infectar esses animais e prejudicar a sua respiração, que é feita pela pele, assim levando-os à morte”, explicou o aluno de Ciências Biológicas da UFRRJ, Gabriel. O fungo em questão é o Batrachochytrium dendrobatidis, ou Bd, que causou um alerta na comunidade científica nos últimos anos por causa da alta contaminação de anfíbios com a doença chamada de quitridiomicose.

Estudantes da UFRRJ na exposição sobre fungos

Além dessa apresentação, a mostra científica sobre fungos foi além. Foram cerca de 50 alunos envolvidos, que criaram banners explicativos, figurinhas sobre os fungos, levaram comidas relacionadas ao tema e uma série de outras atividades, de maneira que a explicação sobre os diferentes assuntos sobre os fungos foi didática e de fácil acesso. 

“Aqui tem várias abordagens dos fungos, seja em aplicação na sociedade que vai desde aquilo que é mais próximo da gente como a alimentação, bebida e o controle biológico até o que é um pouco imaginável, que são os fungos que trabalham na biorremediação através da degradação de radiação, por exemplo, os fungos que estão fazendo a recuperação de Chernobyl”, disse o professor do Departamento de Botânica, Ivo Abraão. 

As mostras científicas sobre o sistema digestório e a embriologia também fizeram sucesso no ICBS, principalmente entre os alunos da Escola Municipal Caetano de Oliveira, de Itacuruçá, Mangaratiba-RJ. Nas duas apresentações, os alunos da rede básica de ensino participaram dos jogos sobre processos da embriologia e com os materiais ilustrativos apresentados pelos alunos e professores do ICBS.

Estudantes da rede básica de ensino participaram das atividades no ICBS

“O principal da gente estar aqui é essa galera (alunos da rede básica) entender e quebrar um pouco essa barreira social e geográfica que eles encontram. O objetivo é trazer esse pessoal da sexta série ao nono ano para eles começarem a entender que esse espaço também é deles e que eles precisam cada vez mais estar aqui e fazer parte”, disse a professora de matemática da E.M Caetano de Oliveira, Karina Howarth.

“A experiência aqui tá sendo muito boa, ainda mais porque eu vou estudar aqui ano que vem se eu passar na prova, então para mim tá sendo uma experiência maravilhosa. Tudo aqui é maneiro, o sistema da escola também é muito bom. Eu vi que aqui você pode até dormir, que é uma coisa muito boa para quem mora longe e eu gostei. Tô gostando bastante  e a gente ainda vai conhecer mais”, disse Breno, aluno da E.M Caetano de Oliveira.

Estudantes da rede básica participam de jogos de divulgação científica durante a SNCT na UFRRJ

O sentimento entre os participantes era de alegria durante o evento. Com a utilização de jogos, debates e itens materiais, as explicações foram didáticas e ao mesmo tempo acessíveis para os diferentes públicos que compareceram nas exposições, incluindo as crianças.

“Essa SNCT é fundamental. Principalmente quando nós recebemos pessoas da comunidade, escolas e até mesmo de outros municípios. Essa integração é muito boa porque traz pessoas, crianças e adolescentes para conhecer a nossa Universidade e até vislumbrar a possibilidade de um dia também estarem aqui participando dessas oficinas, eu acho que isso é fundamental. Essa interação entre os alunos da graduação, os professores e a comunidade escolar”, finalizou a professora de Histologia e de Embriologia do ICBS, Leilane Maria Barcellos Nepomuceno.

Confira na galeria a seguir fotos da realização das atividades:

 

Serviço

Confira nos links a seguir mais informações sobre as apresentações que ocorreram nesta quinta-feira, 17/10, no ICBS/UFRRJ. 

Sobre a Ictiofauna: Mundo Submerso: Uma exposição científica sobre a biodiversidade de peixes do estado do Rio de Janeiro

Sobre os Fungos: Mostra Didática de Fungos

Sobre o sistema digestório e a embriologia: Sistema Digestório: O Mundo Invertido dos alimentos

Sobre os anuros: Minicurso: Canto e Encanto – comunicação bioacústica de anuros de Seropédica

 

Texto e fotos: Matheus Mendonça, bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Edição: Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.

 


Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/

Leia também:

Esperança em novos heróis: Crianças da comunidade da Favelinha visitam a UFRRJ durante a SNCT – 18/10/2024

Curso de Letras oferece oficina sobre decolonialidade histórica nas práticas de leitura – 18/10/2024

Oficina de Criação Artística oferece experiência a fim de promover o ato criador – 18/10/2024

SNCT 2024 oferece minicurso de química na culinária nortista – 15/10/2024

Cerimônia de abertura da SNCT na UFRRJ traz dança, história e reflexão sobre a importância da ciência para a sociedade – 15/10/2024


Postado em 18/10/2024 - 10:46 - Atualizado em 22/10/2024 - 07:13

Notícias Relacionadas

“Pergunte ao Professor”: nova série de vídeos produzida pela CCS/UFRRJ entrevista docentes sobre temas da atualidade
Saiba mais sobre a importância de ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a universidade
Mesa discutiu a responsabilidade das gestões públicas nos desastres socioambientais
Da ideia ao papel: Belas Artes promove minicurso sobre quadrinhos e a construção da narrativa visual
Cuidado pessoal e ambiental: Oficina apresenta Banho de Floresta como um instrumento de preservação e autocuidado

Últimas Notícias

Skip to content