O Encontro de Divulgação da Produção Orgânica 2024 (EDIPOrg) pretende unir a comunidade universitária e importantes nomes do ramo da produção orgânica para promover discussões sobre os produtos mais justos e sustentáveis dentro de sistemas orgânicos de produção animal. A ação vai acontecer na próxima segunda-feira (16/09) no auditório Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), câmpus de Seropédica.
O EDIPOrg é uma ação de extensão universitária organizada a partir de uma disciplina do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), com o apoio da UFRRJ, da Comissão da Produção Orgânica no Rio de Janeiro (CPOrg-RJ) e de instituições parceiras. O objetivo é integrar e entrelaçar, de forma inter e multidisciplinar, os olhares sobre a ciência animal.
O evento vai começar com uma troca de saberes entre os alunos de cursos técnicos em agrobiologia do CTUR e do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), na parte da manhã. Essa interação entre os alunos vai acontecer a partir de uma visita técnica na Fazendinha Agroecológica do km 47.
Na parte da tarde, a comunidade universitária poderá participar das 13 apresentações públicas e das quatro sessões temáticas no Gustavão, com a participação de importantes personagens da área de sistemas orgânicos de produção animal.
No encerramento vai haver divulgação e sorteio de exemplares de manuais sobre a pecuária orgânica, com a presença de uma das autoras, a médica veterinária Angela Escosteguy, do Instituto do Bem-Estar (IBEM). Os manuais foram criados a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o (IBEM), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A versão física do manual será sorteada no evento, enquanto a versão em PDF poderá ser obtida gratuitamente através de QR code.
O encontro marca o início de uma parceria inter e multidisciplinar que envolve diversas instituições, pesquisadores e produtores orgânicos para difundir os saberes de sistemas de produção mais sustentáveis e ecologicamente corretos. O coordenador do evento e professor do CTUR, Marcelo Lobo falou mais sobre isso em entrevista à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ):
Por que a escolha da UFRRJ para sediar o evento?
Marcelo Lobo – A UFRRJ é uma instituição de ensino superior marcada pela tradição nas áreas agrárias e que desempenha um papel preponderante no ensino agrícola. Oferecer essa proposta de discussão da produção orgânica para uma comunidade acadêmica repleta de oportunidades de vivência na área de orgânicos parece ser um bom caminho para ampliar e fortalecer a temática no meio acadêmico ou em institutos de pesquisa.
Qual é a importância do evento para a Universidade?
ML – A importância do evento é provocar discussões na Universidade acerca dos produtos orgânicos, justos e sustentáveis.
Qual é a expectativa para este evento?
ML – A expectativa é receber um grande público. Esperamos ampliar, difundir e fortalecer o debate no meio acadêmico. O lema é “Sistemas Orgânicos de Produção Animal têm relevante importância”. Até os dias de hoje, nenhum curso de educação formal no Brasil oferece essa temática como disciplina obrigatória.
O primeiro de muitos outros
Esta é a primeira edição do encontro. Dependendo da repercussão, Marcelo Lobo afirma que poderão acontecer outras anualmente. Abrindo o espaço para outras instituições e personalidades da área de sistemas orgânicos de produção animal ou relacionadas.
Vão participar do evento organizações como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – câmpus Muriaé (IF Sudeste MG), Comissão de Produção Orgânica do estado do Rio de Janeiro (CPOrg-RJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ), Associação de Agricultores Biológicos do Estado Rio Janeiro (ABIO), o Instituto do Bem-Estar (IBEM) e Universidade São Gonçalo.
Serviço
O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia. Vai ocorrer no dia 16/09 no Auditório Gustavo Dutra da UFRRJ, em Seropédica.
Será disponibilizada lista de presença para emissão de certificados.
Confira o site oficial do encontro com informações sobre os convidados, os manuais e a programação completa: https://sites.google.com/ufrrj.br/ediporg-2024/página-inicial
Texto: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS
Edição: João Henrique Oliveira, jornalista da CCS