Durante o penúltimo dia (18/10) da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), organizou oficinas, mostras e pôsteres que apresentavam e simulavam um pequeno passeio pelos organismos animal e vegetal.
Professores e alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Ciências Biológicas realizaram oficinas lúdicas sobre o corpo humano com atividades ilustrativas, assim como fazem nas escolas da região. Na primeira delas, conhecemos o sistema digestório. A bolsista Pibid de Biologia, Letícia Rodrigues, resume o pequeno passeio. “Começamos com uma introdução, falando um pouco do trato digestivo e suas particularidades. Na outra bancada, tem um avental com todos os órgãos e uma boca feitos de feltro. Depois, você pode sentir, vendado, a sensação dos alimentos. Na próxima bancada, há as lâminas do estômago e intestino pelo microscópio. Por último, há um quebra-cabeça para associar as funções”.
Confira na galeria abaixo as fotos da atividade Passeio pelo sistema digestório:
Já a segunda oficina, também realizada pelo Pibid, apresenta o interior das células com maquetes feitas de lixo reciclado – graças à proposta de lixo zero adotada pela Escola Estadual Dr. Albert Sabin (Ciep 156). Ana Clara Marques Alves Silva, uma das bolsistas envolvidas no projeto, conta como foi o processo. “Nós buscamos reutilizar provas antigas dos alunos, papelão e garrafas plásticas para construir modelos didáticos de células procariontes e eucariontes. Tudo feito com o auxílio dos alunos”. Veja a seguir as fotografias das maquetes:
Pelos corredores do Instituto, também aconteceram diversas apresentações e pôsteres relacionados aos temas. Como o pôster de Melhoramento Genético Vegetal, que apresentou um breve histórico e outros aspectos que compõem o estudo. Além de mostras práticas, como a IV Mostra Científica de doenças e insetos associados às plantas: do mundo microscópico ao macroscópico – atividade proposta pelo Departamento de Fitopatologia e Entomologia da UFRRJ (veja imagens abaixo).
“Inseto é o grupo de animais mais abundante no planeta, são mais de um milhão de espécies conhecidas. Então, estamos dando mais importância àqueles que podem causar danos ao plantio agrícola e doenças nas plantas. São várias plantas [expostas na mostra], os problemas que elas podem ter e como o produtor pode lidar com isso”, explica Elen Aguiar, professora do Departamento.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi espaço para alunos, tanto da Universidade quanto das escolas públicas e particulares do estado, terem maior contato com a ciência e os estudos realizados pela UFRRJ não apenas no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, mas em todo câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
Para saber mais sobre outros eventos que aconteceram durante a SNCT, confira: https://snct.im.ufrrj.br/
Por Yasmin Alves (texto e fotos), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.