Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Oficina sobre begônias raras auxilia alunos na identificação de espécies nativas e cultivadas

Oficina sobre begônias raras auxilia alunos na identificação de espécies nativas e cultivadas

Atividade tem como objetivo desmistificar informações incorretas relacionadas a espécies de plantas que são amplamente populares no segmento ornamental

Profa Eliane de Lima Jacques na oficina “Begônias famosas e raras”

As fake news têm a capacidade de penetrar em diversas esferas da sociedade, indo muito além de questões políticas e de saúde. No âmbito ambiental, essas informações errôneas também podem ser prejudiciais. Por essa razão, o Departamento de Botânica elaborou uma oficina intitulada “Begônias Famosas e Raras”, destinada a capacitar alunos e entusiastas no reconhecimento dessas plantas. A atividade ocorreu nas instalações do Prédio da Biodiversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no dia 18/10, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A professora Eliane de Lima Jacques enfatiza a importância desse momento para transformar a pesquisa em algo mais acessível e compreensível. “Essas plantas se tornaram extremamente populares no Instagram como espécies ornamentais, o que levou a confusões quanto aos nomes. Nosso objetivo é desmistificar o erro frequente na Internet de apresentar plantas cultivadas como se fossem nativas”, disse a docente. Plantas nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em um ecossistema ou região específica, enquanto as cultivadas dependem da intervenção humana para atender às suas necessidades.

Recentemente, alguns influenciadores têm compartilhado informações incorretas, publicando fotos e classificando erroneamente essas plantas. Segundo a professora, isso pode ter um impacto negativo, prejudicando a representatividade das espécies, como é o caso da begonia maculata, conhecida como “begônia de bolinhas”, uma espécie natural do sudeste do país que cresce na Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Dentro da oficina, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no assunto e aprender a reconhecer as espécies com base em suas características físicas, como cor e padrão das folhas, bem como características anatômicas. Além disso, foram organizados jogos educativos desenvolvidos por alunos da instituição como uma ferramenta de extensão, com o propósito de transformar o conhecimento em conscientização ambiental. Os vencedores foram premiados com suas próprias mudas de begônia.

Para saber mais sobre as begônias, acesse: https://www.instagram.com/begoniasbrasil/

Acompanhe a cobertura da SNCT no site: http://snct.im.ufrrj.br

 

Por Nicole Lopes (texto e fotos), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.


Postado em 23/10/2023 - 10:41 -

Notícias Relacionadas

Proext divulga lista de convidados para solenidade de entrega dos certificados de melhores trabalhos da sessão temática da SNCT-IM
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne mais de 3 mil pessoas na UFRRJ
A diversidade do terceiro dia da SNCT no Pavilhão Central (P1)
Curso de Jornalismo promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Oficina de confecção de bonecas abayomi promove reflexão sobre racismo ambiental

Últimas Notícias

Skip to content