No final deste período letivo (2022.1), será retomada a avaliação de disciplinas pela comunidade discente e docente da UFRRJ. Para os professores, a data de avaliação vai de 21 a 28 de setembro, no ato de consolidação das notas. Já para os alunos, o prazo é de 2 de outubro a 3 de novembro. Nesse processo, discentes avaliam as disciplinas cursadas e docentes, as turmas; e ambos farão suas autoavaliações.
A ação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação da UFRRJ (CPA), em interlocução direta com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi).
Como participar
Os formulários de avaliação de disciplinas, turmas e de autoavaliação estarão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O preenchimento dos formulários leva apenas alguns minutos, sendo de grande importância para a elaboração de estratégias específicas para cada curso e departamento. Não deixe de participar!
Passo a passo
Professores: entre no SIGAA >> clique no Portal Docente >> clique na aba Ensino >> clique em Avaliação Institucional >> clique em ‘Preencher a avaliação institucional’.
Estudantes: entre no SIGAA >> clique no Portal Discente >> clique na aba Ensino >> clique em Avaliação Institucional >> Clique em ‘Preencher a avaliação institucional’
Anote na agenda
No caso dos professores, o período de avaliação será de 21 e 28 de setembro. Importante: o docente só conseguirá consolidar as notas após o preenchimento da avaliação.
Para os estudantes, a avaliação poderá ser realizada entre 2 de outubro e 3 de novembro. E atenção: a matrícula só estará disponível após o preenchimento da avaliação.
Por que avaliar?
O objetivo da avaliação é identificar problemas e fortalecer pontos positivos no ensino – “avaliar para melhorar”. Os dados obtidos servem de base a relatórios periódicos que serão disponibilizados às coordenações de curso, chefias de departamento, direções de instituto e Administração Superior. Com tais informações, a gestão da Universidade pode planejar ações visando ao aumento da qualidade dos cursos. Os relatórios também serão amplamente divulgados para a comunidade universitária.
“Os resultados da avaliação de disciplina possibilitam (ao professor, à coordenação e à Administração Central) a melhoria da qualidade do ensino, considerando o ponto de vista do aluno e do professor”, explica a professora Thais Gallo (ITR/UFRRJ), presidente da CPA. “Essa avaliação não é nova dentro da UFRRJ. No antigo sistema ‘Quiosque do aluno’ existia a possibilidade de o aluno avaliar voluntariamente”.
“A avaliação de disciplinas é uma ação institucional necessária ao aprimoramento do ensino e melhoria da aprendizagem dos discentes, sinalizando os pontos vulneráveis e positivos que precisam ser modificados ou mantidos”, disse a pró-reitora de Graduação, professora Nidia Majerowicz. “É ainda um anseio dos estudantes, expresso reiteradamente em reuniões com a Prograd. Para fins de avaliação e recredenciamento institucional é um dos itens que pesam na obtenção de nota máxima. Ressalte-se que os resultados das avaliações de disciplinas subsidiarão o planejamento acadêmico de departamentos, institutos, Prograd e CPA.”
Conheça o trabalho da CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela autoavaliação institucional. Sua existência se justifica pela criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com esta lei, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve ter uma CPA. Ela conduz os processos internos de avaliação; acompanha as avaliações externas (como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade); e fornece informações ao Ministério da Educação (MEC), entre outras funções.
Saiba mais sobre o trabalho da Comissão em https://portal.ufrrj.br/com-nova-sala-no-p1-cpa-evidencia-importancia-da-avaliacao-institucional/