Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Com nova sala no P1, CPA evidencia importância da avaliação institucional

Com nova sala no P1, CPA evidencia importância da avaliação institucional

Você sabe o que é CPA? Já ouviu falar? Tem noção de sua importância? Se respondeu tudo com um “não”, está na hora de saber que essa sigla não é apenas mais uma entre tantas outras, e que seu papel é fundamental para que a Universidade possa se conhecer e planejar ações futuras.

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela autoavaliação institucional. Sua existência se justifica pela criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com esta lei, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve ter uma CPA. Ela conduz os processos internos de avaliação; acompanha as avaliações externas (como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade); e fornece informações ao Ministério da Educação (MEC), entre outras funções.

 

Na UFRRJ, a Comissão é composta por membros dos três segmentos (estudantes, técnicos e docentes) de cada um dos quatro câmpus – Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes – além de representantes da sociedade civil. A CPA da Rural é regulamentada pela Deliberação 32/2014, com regimento aprovado em abril de 2021.

 

“O papel da CPA é avaliar como está o desempenho da Universidade, e apontar o que precisa ser melhorado”, sintetiza a professora Thais Gallo (ITR/UFRRJ), atual presidente da Comissão. “Nossos relatórios vão tanto para a Reitoria quanto para o MEC. Também divulgamos tudo o que coletamos para a comunidade universitária e para a sociedade em geral”.

 

A docente ressalta que essa divulgação é essencial para que as pessoas se engajem mais nas ações propostas pela CPA. Contudo, ela conta que, no ano passado, apenas 1% dos estudantes responderam ao questionário proposto pela Comissão – entre os técnicos, 11% participaram; já os professores alcançaram 30% de engajamento. “Ainda é muito pouco”, avaliou Thais.

 

Nova sala no Pavilhão Central

 

Reitor Roberto Rodrigues e professora Thais Gallo na cerimônia de inauguração da sala da CPA no P1

Ciente da relevância da CPA para a Universidade, a Administração Central atendeu aos pedidos de seus integrantes e disponibilizou uma sala no 3° andar do Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica. A inauguração do espaço foi realizada nesta segunda-feira (8/8), com presença do reitor Roberto Rodrigues.

 

“Desde minha atuação como pró-reitor de Planejamento, acompanho o trabalho da Comissão, que é fundamental para a Rural”, disse Rodrigues. “Não faz sentido planejarmos sem avaliarmos. Por isso, a CPA tem contribuído muito para nosso avanço, mesmo num momento tão adverso”.

 

De acordo com as atuais responsáveis pela gestão da CPA — professoras Thais Gallo e Beatriz Villardi — a  conquista da sala é de toda a Rural e de todas as gestões que passaram pela Comissão. A atual gestão ainda agradeceu o apoio que recebeu das equipes da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), Patrimônio, Limpeza, Manutenção, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Auditoria Interna, Reitoria, Seção de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Três Rios (Setic/ITR) e Seção de Aquisição do ITR.

 

Além do reitor e da professora Thais Gallo, a cerimônia de inauguração, realizada na Sala dos Órgãos Colegiados (SOC), contou com a presença da vice-presidente da CPA, professora Beatriz Villardi; de duas ex-presidentes, as professoras Nádia Sousa (gestão 2013-2016) e Lúcia Sartório (2018-2020); dos pró-reitores de Planejamento, Fábio Cardozo e Rejane Santiago (adjunta); e do pró-reitor adjunto de Graduação, Edson Souza. Também participaram do evento integrantes da CPA (membros de Nova Iguaçu e Seropédica) e servidores da Propladi.

 

 

Inscrições abertas para novos membros

 

Se você percebeu a importância da CPA e gostaria de colaborar, há uma boa oportunidade agora. Até 14 de agosto, a Comissão está com inscrições abertas para novos membros. São vagas para quatro segmentos: professores, técnicos e estudantes dos quatro câmpus da Rural, além de representantes da sociedade civil. Consulte o edital em: https://cpa.ufrrj.br/

 

Para saber mais, acesse os canais de comunicação da Comissão:

 

Site: https://cpa.ufrrj.br/
Instagram: https://www.instagram.com/cpaufrrj/
Youtube: https://bit.ly/3SDjVEx
E-mail: cparural@ufrrj.br


Postado em 11/08/2022 - 12:23 -