Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Progep esclarece dúvidas sobre ponto eletrônico na UFRRJ

Progep esclarece dúvidas sobre ponto eletrônico na UFRRJ

A adoção de um sistema eletrônico de frequência é um tema que mobiliza servidoras e servidores da UFRRJ. Indagações, expectativas e apreensões são comuns quando uma transformação desse tipo passa a fazer parte da rotina. Para responder as principais perguntas e manter o diálogo com os trabalhadores da Universidade, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) vai realizar, no próximo dia 10 de agosto (quarta-feira), às 15h, a ‘live’ “Implantação do Módulo Ponto Eletrônico do SIGRH”. A transmissão será feita pelo canal da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) no YouTube.

 

O evento é mais um passo no processo iniciado em novembro de 2019, quando o Conselho Universitário (Consu) aprovou a Deliberação 77, que traz orientações sobre a aplicação do controle eletrônico de frequência na instituição. O documento foi elaborado após amplo debate junto à comunidade da UFRRJ, especialmente no Fórum dos Técnicos-administrativos em Educação, que reuniu servidores técnicos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (Sintur-RJ), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS) e da Progep. (Saiba mais em https://portal.ufrrj.br/ufrrj-adere-ao-ponto-eletronico/)

 

A discussão sobre ponto eletrônico na Administração Pública Federal tem origem na década de 1990, quando o governo federal publicou os decretos 1.590, de 10 de agosto de 1995, e 1.867, de 17 de abril de 1996. O primeiro tratava da jornada de trabalho, além de pontuar, em seu artigo 6°, que o controle de assiduidade e pontualidade poderia ser exercido também de modo eletrônico. Já o segundo decreto detalhava que o “controle eletrônico de ponto deverá ser implantado, de forma gradativa”.

 

E a pressão do tempo vem aumentando para a Rural e demais instituições que precisam cumprir a legislação. “A UFRRJ se encontra sob judicialização do tema e em acompanhamento pela Controladoria Geral da União (CGU)”, explicou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miliane de Souza, em memorando enviado a todos os servidores em 1° de agosto. No documento, ela informa ainda que a CGU apontou a necessidade de a Universidade regularizar sua situação até 30 de outubro deste ano.

 

Diálogo com a comunidade

 

Para atender à demanda legal, a UFRRJ elaborou um cronograma de implantação do ponto eletrônico, que foi apresentado em reunião do Consu em 28 de março. O plano previa que determinadas unidades participariam de um projeto piloto, que teria como objetivo diminuir dúvidas e registrar eventuais erros no sistema. Os resultados do teste também servirão de base para que a Progep construa uma cartilha de perguntas e respostas.

 

Em 20 de abril, a Progep e a Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi) se reuniram com dirigentes de unidades para apresentar o módulo do ponto eletrônico do SIGRH. Além de encontros virtuais, a Progep convocou uma reunião de trabalho presencial em 22 de julho, no Auditório Hilton Salles (Pavilhão Central do câmpus Seropédica), que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

 

Em diálogo com representantes sindicais dos técnicos, a Progep e a Vice-Reitoria realizaram três reuniões, entre maio e junho, para debater a questão da flexibilização da jornada de trabalho (30 horas semanais), cujo regulamento foi aprovado pelo Consu em 29 de junho (Deliberação 310).

 

Ainda no campo das reflexões sobre ponto eletrônico e novas formas de trabalho no setor público, foi realizada, em 1° de junho, uma audiência pública sobre o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) proposto pelo governo federal. “Na ocasião, foi esclarecido que a minuta da deliberação para regulamentação do PGD na UFRRJ encontra-se bastante avançada”, informou a pró-reitora. “Entretanto, a ausência de um sistema informatizado de acompanhamento é o principal entrave à sua implementação, estando prevista a disponibilização para o mês de setembro. Desse modo, pretende-se retomar esta discussão ao longo dos meses de agosto e setembro”.


Postado em 05/08/2022 - 10:50 - Atualizado em 17/08/2022 - 11:33

Últimas Notícias

Skip to content