Desde 21 de setembro de 2015, a suíte de comunicação ExpressoBR está em operação na UFRRJ. Trata-se de uma solução completa de comunicação que reúne E-mail, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow e Mensagens Instantâneas em um único ambiente. Por ser totalmente construída em software livre por meio de um projeto liderado pelo Serpro, a ferramenta garante independência de fornecedor, baixo custo e utilização de protocolos padrões. Mobilidade e a alta escalabilidade também estão entre suas características marcantes.
Além de ser a ferramenta de e-mail da COTIC, a ferramenta é disponibilizada para a toda a comunidade universitária integrando diversos serviços.
Essa solução oferece disponibilidade mensal de 96,5%. Agrupando-se as funcionalidades disponíveis em todas as formas de acesso, a solução ExpressoBR conta com os seguintes destaques:
– Correio Eletrônico corporativo, com suporte a compartilhamento de pastas entre usuários;
– Agenda pessoal e corporativa, com suporte a compartilhamento de calendários entre usuários;
– Catálogo de endereços pessoal e corporativo;
– Acesso a catálogos de endereços ldap externos (em outras soluções de correio);
– Mensagens instantâneas (temporariamente indisponível);
– Boletins internos;
– Acesso móvel;
– Integração com o serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos da COTIC (RuralDrive);
– Integração com o serviço de web conferência da COTIC (WebConf)
– Listas de distribuição de e-mails (temporariamente indisponível);
– Acessibilidade (por meio de aplicativos de leitura de tela e interface web do Expresso simplificada);
– Autenticação por meio de certificados digitais; e
– Assinatura e criptografia de e-mails através de certificados digitais.
O serviço começou a ser implantado em julho de 2015, por meio de uma sinergia envolvendo diversos núcleos da COTIC: Núcleo de Tecnologia da Rede Institucional (NUTRI), Núcleo Estratégico De Desenvolvimento de Aplicativos Institucionais (NEDAI) e Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (NPDTIC).
O serviço encontra-se em versão beta, e funcionando em paralelo com a solução antiga de correio eletrônico. Diversos vídeos estão disponíveis na página de apresentação da solução e uma documentação intuitiva pode ser acessada através do menu Help, após autenticação.
Todas as sugestões são muito bem-vidas e devem ser encaminhadas para cotic@ ufrrj.br ou através do telefone 2681-4636.