Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Conheça o Portal de Práticas Educacionais Inclusivas

Conheça o Portal de Práticas Educacionais Inclusivas

Iniciativa fortalece parceria entre a Universidade e a Educação Básica

Recém-lançado pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Portal de Práticas Educacionais Inclusivas  tem como objetivo principal divulgar práticas pedagógicas sobre acessibilidade e inclusão aplicadas ao público da Educação Especial.

O conteúdo, apresentado em resumo expandido, vídeo ou coletâneas, relaciona-se a diferentes campos do conhecimento. Em comum, destaca-se o fato de a plataforma apresentar o trabalho de profissionais atuantes na rede pública de ensino durante a pandemia de Covid-19, tanto no ensino básico quanto no superior, com predominância das ações realizadas na Baixada Fluminense.

As experiências educativas envolvem estudantes com altas habilidades/superdotação; transtorno do espectro autista; deficiência física; surdez ou deficiência auditiva; deficiência visual: cegueira e baixa visão; surdocegueira; deficiência múltipla; deficiência intelectual; e síndrome congênita do Zika Vírus.

A iniciativa, que busca fortalecer o ensino público, é coordenada por Márcia Denise Pletsch, docente da UFRRJ e coordenadora do ObEE; Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira, professora da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu; e Mariangela de Campos Dias, técnica em Assuntos Educacionais da UFRRJ.

Os relatos divulgados no primeiro volume provocam reflexão sobre o agravamento das desigualdades e precariedades nas escolas em decorrência da pandemia e, por consequência, da necessidade de adoção da modalidade remota de ensino. As experiências indicam que contornar as dificuldades somente foi possível diante da parceria entre escola e família e do trabalho multiprofissional realizado pelas instituições.

Parceria fundamental

Márcia Pletsch ressalta que a parceria firmada entre a Universidade e a Educação Básica é essencial para avanços no desenvolvimento educacional. “Essa prática é muito comum em diferentes países, em que a universidade é uma aliada por meio de parcerias público-público e contribui em programas de formação continuada de professores, na elaboração de diretrizes pedagógicas e no debate sobre desafios enfrentados na escola. Isso, por sua vez, pode subsidiar a construção de políticas públicas. Assim, produzimos ciência aplicada na melhoria da qualidade de vida da população. Aqui, em particular, nosso foco tem sido as pessoas com deficiências”.

Como exemplo, a cientista menciona as iniciativas realizadas pelo Fórum Permanente de Educação Especial numa perspectiva Inclusiva do Sul e Baixada Fluminense, que foi criado em 2015 no ObEE/UFRRJ e conta com a participação de profissionais da educação do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ e do câmpus Duque de Caxias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como de gestores de Educação Especial de 11 redes de ensino da região.

Uma das ações desenvolvidas em 2020 envolve a elaboração de propostas para a chegada das crianças com Zika Vírus na escola, considerando que a Baixada Fluminense foi uma das regiões mais afetadas no estado do Rio de Janeiro. A notícia sobre essa iniciativa pode ser lida aqui. “Realizamos um estudo e um piloto com 50 profissionais em uma das redes participantes do Fórum. Esse piloto agora será replicado para dois mil professores da Educação Básica numa parceria também público-público envolvendo a UFRRJ e o estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação Cecierj”, conclui Márcia.

 

Para saber mais, acesse: https://obee.ufrrj.br/portal-de-praticas-inclusivas/

 

Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ). 


Postado em 25/06/2021 - 14:18 -

Notícias Relacionadas

Cientista da UFRRJ descobre nova espécie de begônia em Ilha Grande-RJ
Professora do CPDA/UFRRJ publica livro sobre mudanças climáticas
Rural e Seropédica brindaram à ciência em evento inédito
Confira as inscrições homologadas para atuação em Educação Especial
CCG/UFRRJ desenvolve pesquisa com soja para produtores rurais terem opções mais rentáveis na escolha da variedade

Últimas Notícias

Skip to content