O Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (Pronasolos) busca aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros, possibilitando sua governança e valorizando o manejo agrícola sustentável. Dedica-se à investigação, documentação, inventário e interpretação dos dados de solos brasileiros.
A UFRRJ tem atuação decisiva em várias etapas do Programa, com destaque para a formação de recursos humanos e em projetos de inovação.
“Em conjunto com outras instituições de ensino no Brasil, será buscado o financiamento para lançamento de editais públicos, pelas agências de fomento, para formação de recursos humanos demandados pelo PronaSolos, com a futura criação da Universidade Pronasolos, na modalidade de educação a distância”, explica a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Lúcia Anjos.
No dia 16/9, às 17h, a professora Lúcia Anjos participará de live que explicará a atuação do Pronasolos. O evento também contará com a presença do secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pedro Neto. Promovida pela Embrapa Solos, em parceria com a SBCS, a live “Como o Pronasolos revelará as riquezas do Brasil” será transmitida aqui.
Na primeira reunião do Comitê Estratégico e Comitê Executivo do PronaSolos, em 10/9, Lúcia Anjos detalhou como se dará a formação de recursos humanos no âmbito do Pronasolos. A apresentação está disponível aqui. Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.embrapa.br/pronasolos