Na tarde de ontem, 11/3, a Administração Central inaugurou novo espaço do câmpus Nova Iguaçu, resultante do projeto complementar de urbanização. Iniciadas em abril de 2018 e concluídas no prazo previsto, as obras incluíram serviços como limpeza do terreno, instalação de sistema de drenagem, pavimentação, calçadas, rampas de acessibilidade, paisagismo e criação de mais de 170 vagas de estacionamento. Com isso tivemos a finalização do projeto inicial do câmpus, inaugurado em 2010.
Mais de 3.500 alunos e 400 servidores serão diretamente beneficiados com a conclusão do projeto de urbanização. Participaram da solenidade de entrega das obras o reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara; o pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto Rodrigues; o pró-reitor de Extensão, Roberto Lelis; o pró-reitor de Graduação, Joecildo Rocha; o diretor do Instituto Multidisciplinar, Paulo Cosme de Oliveira; o diretor em exercício do câmpus Nova Iguaçu, Renan Arjona; o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreirinha; e o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid.
Também estiveram presentes o ex-diretor do câmpus, Geraldo Fernando Pinheiro Dias; a pró-reitora adjunta de Extensão, Gabriela Rizo; chefes de departamento e coordenadores de cursos; o subsecretário dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Flávio Médici; e o assessor da presidência da Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu (Emlurb), Bruno de Souza Santos.
Compromisso de todos
“Essa obra teve início, meio e fim. Buscamos recursos para conclui-la. Tivemos emendas parlamentares da deputada federal Rosangela Gomes (PRB/RJ), do ex-deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ) e do ex-deputado federal Felipe Bornier (PROS/RJ), além de complementação orçamentária do próprio recurso da Universidade e de um termo de execução descentralizada que conseguimos no final do ano frente ao Ministério da Educação (MEC)”, explicou o pró-reitor Roberto Rodrigues.
Em comum nas declarações das autoridades presentes, a menção ao compromisso e à competência de servidores da instituição durante todo o processo de execução das obras, em especial de Geraldo Pinheiro, e à parceria fundamental com a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Também foi mencionada a importância da atuação da equipe de manutenção do câmpus e as perspectivas de construção de um novo prédio no local.
“Somos a universidade da Baixada Fluminense. Registro o valor de nossos servidores e alunos que são capazes de construir inúmeras ações que impactam o município e o país”, afirmou o reitor Berbara.
Já o vice-prefeito Ferreirinha relembrou a Campanha pela Universidade Pública na Baixada, que contribuiu para a construção do câmpus da Rural em Nova Iguaçu. “Esta é uma Universidade criada a partir da luta popular. Temos orgulho de a nossa cidade ser uma das sedes da UFRRJ”, concluiu.
A Administração Central agradece o trabalho da Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea/Propladi), responsável pelo desenvolvimento do projeto e acompanhamento de todo o processo da obra.
Texto e fotos: Michelle Carneiro.