Universidade lidera novo Conselho Municipal de CT&I com a professora Alessandra Cassol na presidência e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leandro Dias de Oliveira, como suplente, reforçando seu papel estratégico em Seropédica

No dia 18 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Seropédica sediou a eleição para a composição do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade, marco importante para o fortalecimento das políticas públicas da cidade. Foram eleitos como presidente a professora Alessandra Cassol, do Departamento de Ciências Administrativas e responsável pela Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e como suplente da presidência o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Leandro Dias de Oliveira, reforçando o protagonismo institucional da UFRRJ na articulação de políticas de CT&I no município.
A iniciativa foi conduzida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com base na Lei Municipal nº 898 e no Decreto nº 2981, que regulamentam a criação e o funcionamento do Conselho. O processo eleitoral contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, incluindo instituições de ensino e pesquisa, setor produtivo, organizações não governamentais e demais entidades ligadas à área de ciência, tecnologia e inovação.
Foram eleitos três representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes, conforme os segmentos estabelecidos no edital. O Conselho terá caráter consultivo, propositivo e de acompanhamento, com a missão de monitorar e contribuir para a formulação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no município.
A composição para o mandato 2025–2027 ficou definida da seguinte forma:
Membros efetivos:
- Alessandra Cassol (UFRRJ) – Presidente
- Fabrício Legentil Rebello (LR Informática e Soluções Empresariais) – Vice-Presidente
- Adriano Gonçalves de Souza (GestSaúde – Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho) – 1º Secretário
- Mary Lucy de Araújo Magalhães (Secretaria Municipal de Educação) – 2ª Secretária
- João Victor de Amaral Oliveira – Conselheiro
- Claudio Bernardo Rosa (Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação) – Conselheiro
- Sidney Rocha de Sousa (Procurador Assessor) – Conselheiro
Membros suplentes:
- Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ) – Suplente da Presidência
- Williane Reinaldo do Nascimento – Suplente da Vice-Presidência
- João Guerra Duval Klober Corrêa – Suplente do 1º Secretário
- Roberta Rosa de Albuquerque – Suplente da 2ª Secretária
- Geisiane de Souza Garcia – Conselheira Suplente
- Suellen de Oliveira Siqueira – Conselheira Suplente
- Raiza Salvador Ferreira Erbas – Conselheira Suplente
A instalação do Conselho representa um avanço estratégico para a consolidação de projetos de inovação e para a integração entre universidade, setor produtivo e sociedade civil. A iniciativa também contribui para o desenvolvimento sustentável de Seropédica ao promover a articulação de políticas públicas voltadas à ciência e tecnologia.
“A presença de membros da UFRRJ no Conselho Municipal reforça o papel estratégico da universidade em Seropédica, ampliando a integração entre ciência, inovação e desenvolvimento local. Essa participação fortalece o diálogo com a sociedade e consolida a contribuição acadêmica para políticas públicas sustentáveis”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, professor José Luis Luque.
Este e os demais documentos que regulamentam o processo podem ser consultados no Portal da Transparência de Seropédica.
Texto e fotos: Agência de Inovação/PROPPG
Edição e publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS