Solenidade no Salão Azul relembrou a trajetória do setor e discutiu a evolução do controle na gestão pública
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) celebrou, na terça-feira (20/10), os 20 anos de criação da sua Auditoria Interna (Audin). A solenidade foi realizada no Salão Azul do Pavilhão Central (P1), no câmpus Seropédica, e incluiu uma palestra sobre a evolução do controle na administração pública, um momento de perguntas e um bolo comemorativo.
Participaram da cerimônia o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues; a pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Rejane Santiago; e o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Ericson de Mello, além de diretores de Institutos ligados à Universidade.
Na ocasião, a equipe da Audin esteve representada pela chefe do setor, a docente Laura Letsch Soares; pelos auditores internos, Luciana de Albuquerque e Raphael Duarte; pelo assistente em administração, Denis dos Reis e pela auxiliar em administração, Karin Cristina; com participação especial do auditor aposentado, Duclério Vale.

Na abertura, o reitor ressaltou a importância do trabalho do setor. “Hoje, a nossa Auditoria Interna completa 20 anos de existência”, afirmou. Segundo Roberto Rodrigues, o acompanhamento da Audin permite que a Universidade construa documentos legais e institucionais, o que dá segurança aos servidores públicos e à instituição. “É importante caminharmos junto com a Auditoria Interna da Universidade e com todas as auditorias que temos no país. Parabéns à auditoria da nossa instituição”, declarou.
A palestra foi dividida em duas partes. Na primeira, Laura Soares relembrou a história normativa do controle na administração pública. Na segunda, Luciana de Albuquerque abordou a construção coletiva da percepção de riscos na Universidade, aprofundando a modernização da auditoria na administração pública e na UFRRJ.
Uma história de evolução
A trajetória apresentada remonta a mais de seis décadas, com a Lei nº 4.320/1964, ainda em vigor, que estabeleceu normas gerais de direito financeiro e de controle dos orçamentos e balanços. Em 1967, o Decreto-Lei nº 200 consolidou o controle como princípio estruturante da administração pública, ao lado de planejar, organizar e executar.

Antigamente, gestão e auditoria andavam juntas. Hoje, a Audin avalia, de forma independente e objetiva, a governança, os riscos e os controles da instituição. A auditoria apresenta recomendações, mas a decisão final é do gestor.
A Auditoria Interna da UFRRJ foi criada em 2006. Dez anos depois, a Instrução Normativa Conjunta nº 1/2016, editada pelo Ministério do Planejamento e pela Controladoria-Geral da União (CGU), tornou-se o marco referencial da arquitetura de governança, gestão de riscos e controles internos.
Em 2017, as Instruções Normativas nº 3 e nº 8 da Secretaria Federal de Controle Interno da CGU refletiram a adoção de referenciais internacionais para a prática da auditoria interna governamental. No mesmo ano, o Manual de Orientações Técnicas (MOT) definiu a auditoria como atividade independente de consultoria, com foco no gerenciamento de riscos e nos controles internos, e com a finalidade de adicionar valor e melhorar as operações da instituição.

Resultados e reconhecimento
Para Laura Soares, a trajetória do setor sempre esteve ligada à cooperação com a gestão. “A Auditoria Interna foi criada em 2006 e, desde então, procura colaborar com a gestão da Rural e seguir os normativos exigidos pelo Tribunal de Contas da União, para a transparência pública, e pela Controladoria-Geral da União”, explicou.
A pró-reitora Rejane Santiago parabenizou Laura e a equipe da Audin pela organização do evento e agradeceu a contribuição do setor para a Universidade. “É um trabalho de grande importância, e tenho certeza de que, com esse suporte da auditoria, o nosso trabalho tende a melhorar cada vez mais, tanto na gestão quanto nos nossos controles internos”, disse.
Após as apresentações, os participantes fizeram perguntas à equipe da Audin. O evento contou, ainda, com um bolo em celebração aos 20 anos do setor.

Texto e fotos: Gabriel Cosendey, estudante de jornalismo e estagiário da CCS/UFRRJ.



