Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > UFRRJ adota medidas para inclusão digital de alunos em vulnerabilidade socioeconômica

UFRRJ adota medidas para inclusão digital de alunos em vulnerabilidade socioeconômica

 

Câmpus Seropédica. Foto: Miriam Braz

Sem previsão para retomada das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, a UFRRJ planeja o período de Estudos Continuados Emergenciais (ECE). Para viabilizar a participação de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a Universidade irá utilizar recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na concessão de duas novas modalidades de auxílios financeiros, o Auxílio de Inclusão Digital e o Auxílio para Aquisição de Equipamentos de Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência.

O objetivo é democratizar e ampliar o acesso às atividades acadêmicas de ensino por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O valor do auxílio deverá suprir o custeio parcial de despesas de acesso à Internet. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), por meio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (Dimae), já divulgou os editais referentes às iniciativas.

Os estudantes que atualmente recebem alguma modalidade de auxílio da Proaes e aqueles com vaga ativa nos Alojamentos Universitários poderão se inscrever para receber o Auxílio de Inclusão Digital por meio de preenchimento de formulário on-line, com previsão de abertura para 24 de agosto. No total, 2.230 graduandos dos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios serão contemplados pela medida.

O auxílio será pago em parcelas mensais de R$ 250 a partir do mês de assinatura do termo de compromisso durante o período de vigência do ECE, em caráter pessoal e intransferível. Não havendo número de auxílios suficientes para atender a todos os candidatos deferidos, será gerada lista de espera com validade até dezembro de 2020. É importante ressaltar que os discentes deverão comprovar a matrícula em disciplinas no período ECE.

As demandas de estudantes com deficiência serão atendidas mediante processos seletivos específicos organizados pela Proaes em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFRRJ), com inscrições abertas até 14 de agosto. Serão oferecidos auxílios financeiros de inclusão digital para os graduandos público-alvo da Educação Especial, além de 45 cotas únicas de até R$ 1.700 para a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva. Clique aqui para saber mais detalhes sobre estas iniciativas.

De acordo com a Proaes, estes novos auxílios poderão ser acumulados com todas as modalidades de assistência estudantil vigentes, tais como Auxílio Financeiro à Moradia; Auxílio Não Financeiro à Moradia (vaga no Alojamento); Auxílio Financeiro à Alimentação; Auxílio Não Financeiro à Alimentação; Auxílio Financeiro Didático/Pedagógico; Auxílio de Incentivo ao Esporte; Auxílio Creche; Auxílio Acessibilidade; Auxílio Temporário Emergencial; e Bolsa de Apoio Técnico.

Todas as informações referentes às ações de assistência estudantil desenvolvidas pela UFRRJ podem ser acessadas no site da Proaes:  https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/

Estudantes do Ctur também serão contemplados

Os estudantes da educação profissional e tecnológica do Colégio Técnico da UFRRJ (Ctur) também serão alcançados pelas medidas de inclusão digital. As inscrições do processo seletivo estão abertas até 14 de agosto. Serão oferecidos 450 auxílios no valor de R$ 200, totalizando R$ 90 mil reais mensais.

No edital divulgado em 30 de julho constam as orientações para participação na seleção que irá beneficiar alunos regularmente matriculados nos cursos do Ctur, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também poderão participar aqueles que ingressaram por meio de cota de renda nos anos letivos de 2018, 2019 e 2020, os que eram bolsistas em dezembro de 2019, além dos ingressantes do segundo semestre de 2020 que se enquadrem nos critérios do edital.

Para mais informações, acesse: http://r1.ufrrj.br/ctur/blog/2020/08/07/auxilio-financeiro-de-inclusao-digital-ao-estudante-aviso-importante/

 


Postado em 10/08/2020 - 10:58 -

Notícias Relacionadas

UFRRJ inicia Estudos Continuados Emergenciais e completa seis meses de atividades não presenciais
Codep publica vídeos e tutoriais para auxiliar docentes no uso de plataformas
Prograd informa sobre ajustes nas matrículas nos ECE
Divulgado prazo de inscrição para auxílio de inclusão digital a bolsistas e alojados
Assista às videoaulas sobre as plataformas para os ECE no canal da Codep

Últimas Notícias

Skip to content