Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Student Chapter da UFRRJ promove a divulgação da Geologia através de diversas atividades

Student Chapter da UFRRJ promove a divulgação da Geologia através de diversas atividades

Texto: Thaís Melo*

O UFRuralRJ Student Chapter é uma iniciativa criada em 2015 por alunos de graduação em Geologia da UFRRJ. O projeto tem como objetivo promover a divulgação e o desenvolvimento da Geologia de Petróleo através da interação entre os alunos, profissionais da Geologia e de outras áreas relacionadas ao petróleo por meio de eventos, palestras, workshops, visitas técnicas entre outras atividades. 

O professor Artur Corval, do Departamento de Petrologia e Geotectônica, orienta o Capítulo Estudantil (Student Chapter) de Petróleo e Gás da UFRRJ. O docente faz parte do projeto desde 2015. Além dele, mais 11 alunos formam uma espécie de comissão diretora, mas o grupo de discentes membros do capítulo é composto por cerca de 60 estudantes.

Fundada em 1917, a Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG) tem sido um dos pilares da comunidade científica mundial. Tendo como propósito fomentar a pesquisa científica, promover o avanço da ciência geológica, da tecnologia e inspirar a alta conduta profissional.

Segundo Corval o Programa de Capítulo Estudantil da AAPG é formado por grupos de estudantes universitários de geociências e é um dos mais importantes programas educacionais do mundo dentro do setor de geociências, com mais de 245 capítulos.

Para aumentar o conhecimento dos alunos de Geologia da UFRRJ no setor de óleo e gás, um dos que mais empregam geólogos, foi criado um capítulo estudantil voltado para essa temática na Rural.

De acordo com o docente a relevância do projeto é grande. “Ele é tremendamente valoroso, pois tem permitido a maior interação e inserção dos nossos alunos de Geologia na realidade do mercado de óleo e gás. Além disso, os alunos desenvolvem maturidade e hoje já até realizam a recepção dos novos alunos (calouros) mostrando a eles todas as atividades que eles podem vir a desenvolver num capítulo estudantil. Aliás, após o estabelecimento do AAPG UFRRJ Student Chapter, os demais alunos do curso criaram outros tipos de capítulos estudantis voltados para outras áreas do conhecimento geológico”, detalhou o professor.

Corval ressaltou ainda que alunos membros do capítulo estudantil têm realizado atividades de ajuda a comunidades carentes. Além disso, os discentes participantes do capítulo também tem a experiência de coordenar eventos em escolas nos quais divulgam não só o setor de petróleo e gás, mas o curso de Geologia como um todo.

O orientador destacou que o maior desafio do capítulo até o momento foi a realização das semanas de petróleo e gás (Rural Óleo e Gás). Sobre a duração do projeto o orientador contou que não apenas esse, mas todos os capítulos estudantis costumam funcionar em modo contínuo. Mudam apenas os orientadores e os alunos que fazem parte da iniciativa, mas o projeto não precisa ter um fim. Ele vai se atualizando conforme novos alunos ingressam na universidade.

A oportunidade de ver o crescimento profissional dos alunos e seu amadurecimento pessoal são as partes que o orientador considera mais gratificantes. “Não se trata só do conhecimento técnico. Mas, sim de aprender uma série de coisas: apresentar um trabalho oralmente, enviar e-mails, coordenar reuniões, dinâmica de grupo e ainda levar esse conhecimento a outras pessoas até fora da universidade”, explicou o docente.

Para Corval, levar conhecimento sobre essa área para fora da universidade é essencial. Isso porque a área tem um mercado de trabalho que costuma oferecer muitas oportunidades de emprego. Logo, é importante apresentar essa área nas escolas, mas o retorno da iniciativa também é sentido pelos alunos da graduação. “Muitos projetos de pesquisa que sustentam hoje programas de pós-graduação e atividades de graduação advém de parcerias com empresas deste setor. Ao menos, é o caso de grande parte das Engenharias e Geologia. Deste modo, os alunos ficam próximo do que existe de mais moderno no setor”, ressaltou Artur Corval.

Mas o projeto não se limita apenas a aumentar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho e a divulgar o curso. Ele foca também na questão ambiental. Pensando no futuro o projeto não aborda apenas o petróleo e gás, mas também outras formas alternativas de energia. Como o petróleo não é um recurso renovável o capítulo prepara os estudantes para a transição de matriz energética.

Student Chapter na plataforma CED

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Pró-Reitoria de Extensão disponibilizou uma plataforma para o cadastro de atividades ofertadas à comunidade da UFRRJ e a comunidade externa também. A plataforma da Central Extensionista de Dados (CED) conta com atividades de diversos cursos cadastradas, dentre elas estão algumas oferecidas pelo Student Chapter.

De acordo com Corval, a recepção das pessoas as atividades cadastradas pelo capítulo na CED tem sido ótima. Os alunos têm feito a transmissão dos eventos via Facebook, Youtube, Twitch e etc. Com isso, pessoas de todo o Brasil tem participado. Até mesmo contatos para novas pesquisas foram gerados.

As ações durante a pandemia foram denominadas como “AAPG em casa”, e são uma parceria do Student Chapter com o Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Evolução. Já foram realizadas diversas palestras online abordando temas interdisciplinares da Geologia.

 

Comunicação Proext*

Facebook do projeto

Instagram 

Site

Canal no YouTube

 


Postado em 19/11/2020 - 10:32 -

Últimas Notícias

Skip to content