
O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues, recebeu, na noite de quarta-feira (13/08), a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A solenidade ocorreu às 18h30 e reuniu integrantes da comunidade universitária, autoridades, estudantes, servidores da Universidade e família do reitor.
Considerada a principal honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto é destinada a pessoas e instituições que se destacam por sua atuação e contribuição para a sociedade. A indicação de Roberto Rodrigues reconhece uma gestão considerada exemplar e de impacto que ultrapassa os limites da Universidade, com iniciativas voltadas também às necessidades da sociedade e ao desenvolvimento da região.
Durante a cerimônia, outros servidores públicos da UFRRJ que estavam presentes também foram homenageados.








Ao longo da solenidade, estudantes, colegas e pró-reitores destacaram diferentes aspectos da trajetória do reitor e de sua atuação à frente da Universidade.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Joyce Alves, ressaltou a forma democrática, participativa e humanizada de liderança de Roberto Rodrigues. Em sua fala, destacou ainda o compromisso com a representatividade e a valorização da diversidade no ambiente universitário.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luis Luque, destacou a trajetória do reitor na gestão da Universidade e sua atuação voltada à aproximação da UFRRJ com a sociedade e com a comunidade que a cerca.
Já o vice-reitor, César Da Ros, ressaltou o impacto da Universidade para a comunidade de Seropédica e para os municípios vizinhos, especialmente na promoção do desenvolvimento regional. Segundo ele, a atuação do reitor demonstra respeito pelo passado e pela história da instituição, ao mesmo tempo em que busca construir caminhos para o futuro.
César Da Ros também destacou iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento, como o Parque Ecotecnológico, pensado como um espaço de conexão entre a Universidade, a sociedade e o setor produtivo, com foco no benefício público.



Ao receber a Medalha Pedro Ernesto, Roberto Rodrigues agradeceu à comunidade universitária e destacou que a homenagem não representa apenas uma conquista pessoal, mas também um reconhecimento ao trabalho desenvolvido coletivamente na Universidade.
Em seu discurso, o reitor afirmou que receber a honraria provoca um sentimento de profunda gratidão, mas também reforça o senso de responsabilidade da gestão. Para Roberto, a homenagem está diretamente relacionada ao papel que a Universidade desempenha na transformação da vida das pessoas e no desenvolvimento do município e da região.
O reitor ressaltou ainda a importância de ampliar a aproximação entre a UFRRJ e a comunidade de Seropédica, fortalecendo a presença da Universidade para além de seus espaços institucionais.
“O conhecimento precisa ultrapassar muros institucionais”, afirmou Roberto Rodrigues. Segundo o reitor, a Universidade deve ser compreendida como um instrumento de transformação social. Nesse sentido, o crescimento e a ampliação de suas ações não devem se restringir à própria instituição, mas alcançar também a cidade de Seropédica e os municípios da região.







Texto e Fotos: Laís Veiga, bolsista de Jornalismo da CCS/PROPPGI.