Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Projeto Equilibrium Rural está com as inscrições abertas até hoje (12/03) para psicoterapia e aprendizagem

Projeto Equilibrium Rural está com as inscrições abertas até hoje (12/03) para psicoterapia e aprendizagem

O Grupo de Intervenções Transdisciplinares Assistidas por Equinos busca a interação entre pessoas e cavalos com o objetivo de promover ganhos terapêuticos para os participantes.

 

Tatianne Godoi, coordenadora da Aprendizagem Assistida por Equinos

 

Alunos, servidores e terceirizados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) podem se inscrever até hoje (12/03), clicando aquiO projeto tem duas modalidades, com diferentes públicos-alvo. Uma delas é Psicoterapia Assistida por Equinos (PAE) — destinada aos alunos da UFRRJ — realizada pela equipe de psicólogas do projeto com o objetivo de recuperação emocional dos danos causados ao longo da vida e da pandemia de COVID-19 levando o paciente ao autoconhecimento, o autocuidado e o contato com a natureza.

 

Setor de Garanhões, onde os animais passam por exames clínicos de saúde

A outra possibilidade de se inscrever no projeto multidisciplinar é a modalidade de Aprendizagem Assistida por Equinos (AAE). Os inscritos podem ser tanto alunos como servidores e terceirizados interessados em aprender o manejo consciente e diário dos cavalos. Os participantes desenvolvem técnicas de alongamento e relaxamento, aprendem sobre o comportamento dos equinos, suas pelagens e demais particularidades.

 

Tanto as aulas quanto as sessões psicoterapêuticas serão realizadas no Setor de Garanhões da UFRRJ.



Rural cavalga em direção ao pioneirismo

O repórter Luiz felipe Pinheiro apaixonou-se pelo personagem da matéria.



O grupo criado pelas professoras de Psicologia e Medicina Veterinária, Valéria Marques e Anna Paula Balesdent, aponta para uma interação psicossocial entre animal e humano ainda pouco explorada no Brasil. O Equilibrium atua dentro do ensino e extensão da Universidade desde 2017, quando foi fundado.



Tatianne Godoi é coordenadora da Aprendizagem Assistida por Equinos, com mestrado e doutorado em Medicina Veterinária na UFRRJ e foco no bem-estar dos equinos, comportamento e acupuntura. Ela é técnica administrativa na coordenação de Produção Integrada ao Ensino e Extensão e conta mais sobre a atuação do projeto em extensão: “A principal ação extensionista atualmente no EQUIlibrium Rural é o projeto de Liderança Docente, através da Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos”. O projeto visa trazer o professor para reflexões que colaborem com o seu dia a dia em aula: “Este projeto tem como principal foco o sensibilizar os professores da rede pública de Seropédica quanto a sua autopercepção e as dificuldades encontradas na relação aluno-professor na sala de aula”, explica.

 

Os cavalos mais dóceis da Universidade

 

Alunos e monitores do projeto

Para completar o tripé institucional ensino, pesquisa e extensão, temos o estudo de Vinícius Morgado, coordenador discente do Equilibrium. O estudante de Zootecnia — coordenado por Tatianne Godoi e Andreza Silva, ambas de Medicina Veterinária — juntamente com outros alunos — desenvolve uma pesquisa sobre dessensibilização em cavalos pela habituação gradual a novos estímulos. Nela, os discentes levaram os cavalos a se acostumarem com os estímulos sensoriais que poderiam receber durante as sessões. Foram introduzidos “obstáculos, bandeiras, lona, bambolê, entre outros. Então, para que os cavalos se acostumem com objetos, alimentos, sons e odores é necessário que se faça a apresentação dos mesmo, de forma gradativa e rotineira”, explica Vinícius.

 

O objetivo final do estudo é tornar os equinos mais receptivos. “O que se busca é a minimização de reações negativas (agressivas, medo e estresse), uma vez que esses animais atendem ao público. Portanto, com a minimização dessas reações, é possível estimar o êxito da dessensibilização, redução do estresse, medo e agressividade, obtendo animais mais dóceis”, completa o estudante.

 

Texto e Fotos: Luiz Felipe Pinheiro, colaborador da CCS

Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ


Postado em 12/03/2024 - 12:54 -

Notícias Relacionadas

Docente de Educação Física realiza visita técnica na Universidade de Estocolmo, Suécia
CPDA sediará conferência internacional “Controvérsias do Desenvolvimento: Raça, Modernidade e Nação no Sul Global”
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) – informações importantes
Inscrições abertas para o Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Discente de Administração Pública participa de Fórum da ONU, em Nova Iorque

Últimas Notícias

Skip to content