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Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Projeto Alunos Conectados oferece chip com pacote de dados para celular

Projeto Alunos Conectados oferece chip com pacote de dados para celular

Atualização em 02/11: O edital foi retificado para alterar as datas de inscrição, que passam agora a ser de 3 a 6/11/2020.  No fim do texto, estão disponíveis o edital retificado e os formulários de solicitação

 

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRRJ e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, divulga o Edital n° 01/2020 – Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP, cujo objetivo é a disponibilização de chip para celular com um pacote de dados, inicialmente, de 20 Gb, para acesso à internet.

O acesso à internet aos estudantes em situação de vulnerabilidade será oferecido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que proverá pacotes de dados, inicialmente, de 20 GB, mas que após avaliação poderá variar de 5 GB a 40 GB, por um período entre seis a 12 meses.

A Reitoria informa  que a qualquer tempo poderá solicitar os documentos comprobatórios aos/as discentes da Autodeclaração, para fins de comprovação junto ao MEC e aos órgãos de controle e fiscalização.

Abaixo, destacamos informações para o esclarecimento de possíveis dúvidas da comunidade estudantil sobre essa nova modalidade de auxílio.

 

  • Estudantes de graduação que já recebem algum auxílio de inclusão digital fornecido pela UFRRJ poderão solicitar o chip do programa Alunos Conectados?

Não. Nos editais lançados anteriormente pela universidade foi informado que os estudantes não poderiam acumular auxílios que tivessem o mesmo objetivo.

Todos os estudantes de pós-graduação stricto e lato sensu poderão se inscrever. Mesmo os que foram beneficiados pelo edital de inclusão digital que concedeu uma cota única de auxílio.

 

  • Estudantes da modalidade de educação a distância poderão participar deste edital?

Sim. Deverão cumprir com todos os requisitos e critérios dos estudantes de graduação presencial.

 

  • Haverá atendimento para estudantes localizados em aldeias indígenas ou zona rural (sem cobertura de sinal de celular)?

Não. Segundo informações do MEC/RNP, este projeto visa atendimento por uso de Serviço Móvel Pessoal (SMP).

 

  • O município que deverá ser informado pelo(a) estudante é o do campus/polo ou do domicílio do aluno?

No formulário de inscrição o estudante deverá informar o município onde fará o uso do chip.

 

  • Qual a unidade a considerar para o atributo quantidade de Disciplinas Matriculado/ Semestre?

No primeiro momento, se refere à quantidade de disciplinas que o(a) estudante comprovou que está cursando no semestre.

 

  • Qual o critério de distribuição entre 5GB e 40GB?

Critério será da Instituição, com o uso faremos relatórios para as Instituições verifiquem o uso/consumo. A RNP recomenda que ao realizar a primeira carga, que a mesma seja de 20GB.

 

  • Se o estudante não tiver linha telefônica em seu nome ou de terceiros ele pode receber o chip do pacote de dados e utilizar em um aparelho sem linha?

Sim.

 

  • As operadoras Claro e OI terão cobertura em todos os municípios?

A contratação de duas operadoras visa mitigar este problema, pois prioritariamente serão utilizados os chips da operadora principal (Claro). Nos municípios onde não tiver cobertura (sombra), utilizaremos os chips da operadora secundária (OI).

No entanto, nos municípios com ampla área rural poderá ocorrer a falta de cobertura, no entanto, em geral ocorrerá para todas as operadoras que atuam no Brasil.

 

  • A Instituição realizará a entrega dos chips?

Sim. Os chips devem ser enviados para a Reitoria e a partir daí a instituição deverá realizar a distribuição.

 

  • Os estudantes que já tem chip dessas operadoras terão que trocar o chip?

Sim, pois as operadoras não conseguiram adotar o modelo “bônus” (acréscimo ao chip do aluno) e sim devem utilizar o processo tradicional –  “novo chip”.

 

  • Prazo mínimo para o aluno utilizar o chip?

Uma vez o chip seja entregue o aluno e realizada a habilitação poderá ser utilizado no mínimo por 30 dias ou até o crédito, seja consumido totalmente, o que ocorrer primeiro.

 

  • Se existirem duas operadoras no mesmo município?

Primeiro verificamos se a Operadora principal (Claro) tem cobertura, caso afirmativo será solicitado a ela o atendimento. Em caso negativo, será encaminhado para a Operadora Secundária (OI).

 

  • Se o aluno tiver problema com o número do celular indicado a quem ele deverá recorrer?

Primeiramente o aluno deverá entrar em contato com a operadora para dirimir a dúvida ou realizar a reclamação, caso não seja resolvido, deverá entrar em contato com a sua Instituição para realizar a substituição do chip.

 

Acesse o edital retificado em 2/11/2020: Edital Projeto Alunos Conectados retificado

Formulários: 

1) Formulário para inscrição https://bit.ly/35R9xS0

2) Autodeclaração para estudantes de pós-graduação: Autodeclaração de vulnerabilidade-alunos da pós-graduação

3) Autodeclaração para estudantes de graduação: Autodeclaração de vulnerabilidade-alunos da graduação – presencial e EAD

 


Postado em 02/11/2020 - 12:00 - Atualizado em 08/11/2020 - 14:02

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