Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Projeto “A Universidade na Comunidade” visa estimular o ensino por meio de ações socioambientais inovadoras

Projeto “A Universidade na Comunidade” visa estimular o ensino por meio de ações socioambientais inovadoras

Texto: Thaís Melo*

Com o foco no enriquecimento da ponte entre a UFRRJ e a comunidade, foi criado em setembro de 2020 o projeto de extensão “A Universidade na Comunidade: fortalecimento do ensino e da aprendizagem na Baixada Fluminense através da implementação de ações socioambientais inovadoras”, coordenado pela professora Edileuza Queiroz, do Departamento de Geografia, do Instituto Multidisciplinar (IM).

De acordo com a professora, a ideia inicial do projeto surgiu em 2010, quando ela era mestranda. “Em uma atividade de extensão da UFRRJ, falei para a avaliadora que sentia um muro quase que intransponível, separando a universidade da comunidade. A professora comentou que a universidade realiza muitas atividades. Concordo que as atividades são realizadas, mas  o muro ainda existe e precisa ser transformado em ponte, a universidade precisa estar mais na comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento”, contou a coordenadora.

O projeto, que está no começo, pretende atuar em espaços formais e não formais de educação. Iniciando por 17 escolas municipais de Nova Iguaçu. Essas instituições ficam localizadas na zona de amortecimento do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI). Por ser uma iniciativa que surgiu no meio da pandemia, o projeto teve que se limitar até o momento a atividades online, o que de acordo com a coordenadora, foi justamente a maior dificuldade para a execução das ações já que a equipe do projeto não pode ir até as escolas presencialmente ainda.

Mas apesar das dificuldades o projeto segue se adaptando e obtendo êxito. Ainda no ano passado, a equipe realizou um ciclo de palestras com pesquisadores brasileiros de renome na temática da Geoconservação e da Geodiversidade. Segundo Queiroz, as palestras foram abertas a todos que tivessem interesse. As atividades online aumentaram o alcance do projeto. “Para nossa surpresa tivemos participantes de todas as regiões do Brasil, alcançamos até outros países da América Latina”, contou a docente.

Ainda de acordo com Edileuza Queiroz os bolsistas do projeto estão realizando estudos sobre a importância da Extensão universitária e planejando atividades para os professores e alunos das escolas onde as atividades serão realizadas.

O projeto está cadastrado no edital do “Programa de Projetos em Sustentabilidade”, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) no ano passado. Além da coordenadora, a iniciativa também conta com a participação de quatro professores do IM, uma professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), dois alunos de doutorado também da UERJ, quatro mestrandos – sendo um deles bolsista do projeto, três professores da Educação Básica atuantes na Baixada Fluminense, cinco alunos de graduação – sendo dois deles bolsistas, uma  técnica administrativa da UFRRJ e o gestor do PNMNI.

Levar a universidade para a comunidade e inserir os alunos de graduação e pós-graduação em espaços educacionais para que eles tenham uma formação profissional mais prática e não apenas teórica são os objetivos que a coordenadora busca alcançar com essa iniciativa. “Além disso, é preciso que a Universidade alargue suas fronteiras, reflita sobre as questões socioambientais da comunidade, pois só assim, conseguiremos manter vivos os saberes, as experiências e a difusão da cultura comprometida com as transformações para a sustentabilidade socioambiental”, destacou a docente.

A respeito do futuro, a equipe já têm estabelecidas algumas das ações socioambientais inovadoras que pretendem realizar nas escolas selecionadas como a análise/mapeamento da realidade socioambiental dos alunos e professores das escolas próximas (num raio de 3 km) ao PNMNI, utilizando a metodologia da cartografia social, produção de material didático, criação de berçários para produção de mudas da Mata Atlântica pelas escolas, o objetivo é que assim que possível as alunos realizarem o replantio dessas mudas na zona de amortecimento do PNMNI.

Para a docente o mais gratificante em participar desse projeto é ver a empolgação da equipe e ter a certeza de que o projeto terá impacto na educação dos estudantes beneficiados por ele. Ainda sobre o futuro do projeto, Queiroz afirmou ter muitos planos. Sendo o principal deles causar um impacto real através do afloramento da identidade com o território da Baixada Fluminense. “Aqui o estigma negativo é muito forte. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam a Baixada como um todo e não apenas seu lado negativo, negligenciada e abandonada por tantos governantes ao longo dos tempos”, explicou a professora. 

Comunicação Proext*


Postado em 29/01/2021 - 10:54 -

Últimas Notícias

Skip to content