Obra será publicada pela Routledge; editores convidam pesquisadores a submeter propostas de artigos até 6 de setembro de 2025

A Routledge, uma das maiores editoras acadêmicas do mundo, publicará o livro “The Amazon: Past, Present and Future”, que reunirá análises sobre a Pan-Amazônia em um contexto de grandes transformações ambientais, sociais, políticas e culturais.

A obra será organizada por um grupo de editores que inclui a professora Ana Saggioro Garcia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de Cleiton Maciel Brito, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Henrique dos Santos Pereira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Carlos Afonso Nobre, da Universidade de São Paulo (USP) e Jeanne Brito de Moura Maciel (UFAM).

O livro será uma referência internacional sobre a Amazônia e contará com cerca de 40 artigos, escritos em inglês, com até 5 mil palavras cada.

Como participar

Pesquisadores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil podem enviar propostas de artigos até 6 de setembro de 2025, pelo e-mail routledgeamazon2025@gmail.com. A proposta deve conter:

  • Título do artigo e a seção do livro;
  • Autores e coautores;
  • Resumo (até 1.000 caracteres, com espaço), preferencialmente em inglês.

O prazo para envio dos manuscritos completos é 15 de dezembro de 2025, e a previsão de publicação é para o início de 2027.

Não haverá custos para os autores, mas os textos devem estar em inglês.

Seções do livro

O livro será dividido em oito seções. Clique sobre os títulos para obter mais informações sobre cada uma delas:

SEÇÃO 1 – Ciência na Amazônia: Instituições, Saberes e Descobertas

SEÇÃO 2 – Dinâmicas de Governança e Poder

SEÇÃO 3 – Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e as Metamorfoses da Amazônia

SEÇÃO 4 – Comunidades Tradicionais da Amazônia

SEÇÃO 5 – Amazônia Indígena: História, Conquistas, Desafios

SEÇÃO 6 – Violência, Conflitos e Fronteiras Amazônicas

SEÇÃO 7 – Globalização, Capitalismo e a Economia do Sul Global

SEÇÃO 8 – Conservação da Sociobiodiversidade e Bioeconomia