Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Proext preenche o isolamento social com arte e cultura

Proext preenche o isolamento social com arte e cultura

 

Texto: Thaís Melo

Com a pandemia de coronavírus e o isolamento social, a maioria das pessoas está há um mês saindo o mínimo possível de casa. As aulas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, assim como nas outras instituições de ensino federais do país, também estão paralisadas por tempo indeterminado. 

Diante disso, muitas pessoas se encontram com tempo ocioso e outras, devido ao tédio causado pelo isolamento, cedem à tentação de marcar reuniões com os amigos ou sair para aproveitar o dia ao ar livre. Além disso, ainda existe o risco à saúde mental, já que muitos podem ficar depressivos ou ansiosos diante do caos que estamos vivendo e para o qual ninguém estava preparado.

Para ajudar a resolver essas questões, os projetos vinculados a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFRRJ, que são das áreas de cultura e esportes, sem poder oferecer oficinas presencialmente, começaram a disponibilizar as aulas online. Com o auxílio da tecnologia o Centro de Arte e Cultura (CAC), a Escola Popular de Artes (EPA), o CineCasulo, a Companhia de Dança e a União Federal das Lutas da UFRRJ prepararam conteúdos para ministrar em plataformas online.

 

CAC  aposta em atividades artísticas e culturais para acabar com o ócio

Fundado em 2009, o CAC sempre ofertou oficinas presenciais que fazem muito sucesso entre os alunos da universidade e a população de Seropédica. Agora, o Centro precisou se adaptar a uma nova realidade e encontraram uma linguagem diferente que vem dando certo.

São 18 oficinas disponíveis por meio do IGTV (plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos), de vídeos publicados no feed (página em que os usuários têm acesso às atualizações e postagens) do Instagram, no canal do CAC no Youtube e também via grupo do Whatsapp ou Skype. Estão disponíveis oficina de violino, mini oficina de dança do ventre, oficina de teclado e musicalização, oficina de teatro, slackline e práticas corporais, oficina de piano, de desenho entre outras.

O coordenador do CAC, Matheus Sousa, falou sobre a expectativa para a duração das oficinas online. “A princípio o planejamento foi para um mês de atividades, mas caso a gente tenha que prorrogar, nós vamos continuar criando conteúdo, porque os oficineiros podem com certeza criar mais”, explicou.

O coordenador também disse como espera impactar as pessoas com a iniciativa. “Eu espero de coração que essas atividades sirvam para ajudar as pessoas que puderem ficar em casa a lidar com o ócio e o desgaste mental da quarentena. Que elas possam aproveitar esse momento para interagir e que também sirva como uma pequena mostra do que é o CAC,  talvez seja interessante para quem já tinha vontade de fazer uma oficina no CAC usar as atividades online para conhecerem um pouco do nosso trabalho”, contou. 

A oficineira Daniela Andrade, estudante de Engenharia Florestal, dá aulas de Teatro no CAC. Ela disse que muita coisa mudou das aulas presenciais para as lições a distância. “O teatro em si é mais dinâmico. Então, sem ter como ver os alunos reagindo a cada exercício, e sem essa troca imediata fica tudo bem diferente e até mais difícil”, explicou  Daniela.

Mesmo assim, a futura engenheira vem adaptando o conteúdo da melhor forma. “Eu pensei em exercícios que sejam mais individuais, que não precise diretamente de outra pessoa  para que ele seja executado. Espero que assim  todos que estejam abertos a fazer os exercícios, possam praticar sem que tenham nenhum impedimento”, disse a bolsista.

Paula Lopes é supervisora do CAC e uma das organizadoras das oficinas. Ela relata como as aulas online foram recebidas no CAC. “Eu percebo que tem sido um movimento construído naturalmente, não foi algo imposto, surgiu a ideia e todos abraçaram. Cada um está contribuindo da forma que pode e isso tem movimentado muito o CAC nesse momento, que é fundamental.”

A supervisora, que também é estudante de Pedagogia, comentou como isso vem afetando a presença online do Centro. “Como a gente era muito focado na presença no espaço físico do CAC, essa parte das redes sociais ficava muito de lado, e o CAC tem um bom engajamento nas redes. Agora que estamos dando essa atenção para as redes, fluiu muito bem. Quando acabar a quarentena, imagino que as atenções vão ser melhor distribuídas e vamos ver a potência que é essa ferramenta (o Instagram)”, explicou Paula

 

EPA oferece diversas atividades culturais 

Já no Instituto Multidisciplinar (IM), o campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, quem coordena as atividades culturais e artísticas é a Escola Popular de Artes (EPA). A Escola foi criada no ano passado e com pouco tempo de existência já está enfrentando o desafio de ministrar suas oficinas a distância. Os bolsistas estão lidando muito bem com a situação, e prepararam 12 atividades para oferecer no período de isolamento.

A EPA elaborou diversas atividades como: tutorial de bordado em papel Kraft, dança livre para iniciantes, clube do livro, minicurso de horta agroecológica, minicurso de canto básico, tutorial de bordado para iniciantes, entre outras. O pedagogo e residente de Gestão de Projetos Educacionais da Proext Nikolas de Azevedo é quem está coordenando as oficinas. 

Ele contou qual tem sido a maior dificuldade das aulas a distância. “A falta de uma plataforma online mais desenvolvida e de uma conexão melhor, tanto dos bolsistas quanto dos participantes. Em tempos de Covid-19, as desigualdades de conexão e acesso a internet também ficam mais deflagradas”, contou o mestre em educação.

Nikolas também falou sobre a duração das atividades oferecidas pela EPA. “A princípio isso foi uma questão. Pois havia uma proposta que fossem de dois meses de duração (como nas atividades presenciais), mas acreditei ser melhor apenas um mês, para que os participantes pudessem migrar para outras atividades diferentes em um tempo mais curto”, explicou o coordenador.

A bolsista da EPA Kamila Fernandes, responsável pela oficina de Desenho Básico, estudante de História, está na atividade há pouco tempo, mesmo assim afirma estar sabendo lidar muito bem com a mudança repentina. A estudante explicou o que espera conseguir com suas aulas. “Espero que através das referências trazidas e dos ensinamentos passados, os alunos consigam desenvolver o lado criativo. Que possam também ter um olhar de valorização das artes, num todo. E para além disso, estimular a prática das habilidades de cada aluno”, contou a oficineira.

 

Para ler a matéria sobre as atividades esportivas da Proext neste isolamento clique aqui.

Redes Sociais do CAC:

Facebook CAC 

Instagram @cac.ufrrj

 

Redes Sociais da EPA

Facebook da EPA

Instagram @escolapopulardeartes

 

Comunicação Proext*


Postado em 25/04/2020 - 12:52 - Atualizado em 01/05/2020 - 12:55

Notícias Relacionadas

Carbono Zero: projeto de extensão da UFRRJ divulga ações realizadas em 2023
Esporte para transformar: projetos promovem a formação cidadã de jovens da Baixada
Museu de Zoologia da UFRRJ reabre para visitação
UFRRJ promove palestra na Faetec de Marechal Hermes para incentivar ingresso no Ensino Superior
Abertas inscrições para o Festival de Música da UFRRJ

Últimas Notícias

Skip to content