Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Mestrado Profissional em Letras organiza seminários na UFRRJ

Mestrado Profissional em Letras organiza seminários na UFRRJ

ProfLetras retoma Seminário de Línguas pós-pandemia (foto: Yasmin Alves)

Dos dias 25 a 27 de outubro, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) realizou minicursos, palestras, apresentações e diversas outras atividades durante o VI Seminário de Línguas e o IV Seminário de Dissertações em Andamento, no câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Entre eles, os minicursos Transitar outros movimentos para anti-invisibilidades nos processos de ensino da leitura, Gamificação e objetos de aprendizagem no ensino da ortografia e Abordagem da variação linguística em sala de aula para além das propostas dos livros didáticos. Apesar do programa de mestrado ter o foco nos profissionais de ensino, graduandos da Rural lotaram todas as atividades dos seminários. Yasmin Barbosa está no início do curso de graduação em Letras e diz ter gostado bastante dos minicursos. “Achei muito legal a iniciativa do ProfLetras de trazer os minicursos para podermos debater, discutir e fazer dinâmicas sobre temas que não vemos durante a graduação”, conta.

Alunos do curso de Letras da UFRRJ são maioria durante o evento (foto: Yasmin Alves)

O ProfLetras é um programa de Mestrado Profissional em Letras, sediado na  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que atua em outras 42 instituições públicas de ensino superior por todas as regiões do Brasil, incluindo a UFRRJ. Presencial e em vigor desde 2013, só na UFRRJ o curso já formou mais de duzentos mestres. Seu foco é a capacitação de professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica, buscando melhorar a qualidade do ensino público no país. 

Nacionalmente, o ProfLetras é coordenado pela professora Maria da Penha Casado Alves (UFRN) e sua adjunta, professora Luiza Helena Oliveira da Silva (UFNT). Na região Sudeste, a representante é a professora doutora Ana Crélia Dias (UFRJ). Na UFRRJ, o programa é coordenado pela professora Marli Hermenegilda Pereira, com o professor Gilson Freire como vice-coordenador.

Público acompanha seminários na UFRRJ (foto: Yasmin Alves)

De acordo com Marli Pereira, o programa é extremamente importante para a educação pública brasileira porque fomenta a reflexão sobre a prática docente. “Ele [o ProfLetras] tem um papel social muito relevante na Baixada Fluminense e no seu entorno por ter sido o primeiro programa de pós-graduação na área de Letras a atender professores da região. Acredito que o investimento na formação continuada do docente da rede pública, mesmo que ainda tenha um alcance pequeno, possa contribuir para melhorar essa realidade”, explica.

Durante o minicurso Transitar outros movimentos para anti-invisibilidades nos processos de ensino da leitura, ministrado pelas professoras Maria do Rosário Roxo (UFRRJ) e Josiane Bastos de Souza (SME-RJ e SEMED- Nova Iguaçu), o tema em destaque foi a relação ensino-aprendizagem e sua ligação com as invisibilidades sociais. Nas palavras da professora Maria do Rosário: “Quando a gente busca o cuidado de si, a gente também cuida do outro, e vice-versa”. A intenção do minicurso foi apresentar os seres “invisíveis” como importantes elementos dentro da leitura e do processo de ensino como um todo. 

Professoras sugerem Clarice Lispector como possibilidade de leitura nas aulas de Língua Portuguesa (foto: Yasmin Alves)

Já no minicurso Gamificação e objetos de aprendizagem no ensino da ortografia, ministrado pelas professoras Tania Mikaela (UFRRJ) e Priscila Paula Silva de Martins, o principal tema abordado foi a gamificação como uma estratégia para tornar o conteúdo apresentado em sala de aula mais atrativo para os alunos. Além dele, o minicurso Abordagem da variação linguística em sala de aula para além das propostas dos livros didáticos, ministrado pelo professor Gilson Costa Freire, elaborou uma discussão sobre o privilégio dado à norma culta e a desvalorização das variações linguísticas no ensino da Língua Portuguesa.

Além dos minicursos, o encerramento desta edição dos seminários contou com um momento cultural, organizado pela professora Claudia Barbieri (UFRRJ). O tema Resistirmos, a que será que se destina? relembrou o tema geral do evento Caminhos Possíveis para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica Pós-pandemia. O momento contou com a leitura dramatizada de cartas escritas por crianças sobre a pandemia de Covid-19, além de crônica de Chico Buarque, crônica de Rubem Braga e um parágrafo de sintetização. “A gente montou os textos com muito carinho, sempre lembrando como foi esse momento [pandemia] para todo mundo. Teve muita sensibilidade em todos os momentos, a gente sempre lembrou que foram experiências diferentes para todo mundo”, diz a aluna Max Gomez, que participou da organização do momento cultural.

Aluna realiza leitura dramática da carta de uma criança sobre a pandemia (foto: Yasmin Alves)

Ao todo, o evento contou com seis minicursos e 53 apresentações de dissertações em andamento. Todas as atividades disponibilizadas pelo ProfLetras foram abertas ao público universitário e externo. Para mais informações sobre o programa e o evento, acesse: https://instagram.com/profletras_ufrrj?igshid=MzMyNGUyNmU2YQ==

 

Texto e fotos por Yasmin Alves e Isabela Soares sob a supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ). 


Postado em 09/11/2023 - 10:04 -

Últimas Notícias

Skip to content