Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Instituto de Química da Rural cria e-book para auxiliar professores do ensino fundamental e médio

Instituto de Química da Rural cria e-book para auxiliar professores do ensino fundamental e médio

Texto: Thaís Melo*

Em 2019 docentes do Instituto de Química (IQ) da UFRRJ realizaram um projeto de Extensão voltado para a capacitação de professores. O curso chamado: “Ciência na sala de aula: atualização profissional da prática do ensino de Ciências/Química para professores de ensino fundamental e médio” foi um sucesso. A atividade é anual e teve rapidamente suas vagas esgotadas, pensando em atender a uma demanda ainda maior de professores foi criado um e-book para complementar e de certa forma expandir o curso realizado no ano passado.

O e-book com o mesmo nome do curso tem 29 páginas e contém 21 experiências. Todas são de fácil realização, usam materiais acessíveis e tem como objetivo tornar mais atrativo o ensino da Química em sala de aula. O material foi lançado no dia 16 de setembro nas redes sociais do projeto e promete facilitar a vida dos professores na hora de tornar suas aulas mais práticas. A docente Andressa Esteves, do Departamento de Química Orgânica, é uma das coordenadoras da iniciativa e contou que tanto o curso quanto o e-book assim como outros projetos de Extensão do IQ são realizados pelo mesmo grupo.

A docente também relatou o que motivou a produção do livro. “Como vimos no curso de capacitação, os professores da rede básica de ensino possuem muita carência de espaços e materiais para implantarem em suas aulas atividades lúdicas e interessantes para os alunos. Isso gera uma desmotivação do professor com a carreira além do desinteresse dos alunos pelos assuntos das aulas”, contou a educadora. Segundo Esteves, este e-book e também o curso presencial podem ajudar a dar mais motivação para professores e alunos ao apresentar novas possibilidades de experiências científicas de baixo custo.

O e-book que foi disponibilizado gratuitamente nas redes sociais do Grupo de Extensão em Práticas de Ensino de Ciências (GEPEC.IQ.UFRRJ) do qual a iniciativa faz parte e também nas redes da universidade Rural. O livro levou quatro meses para ser produzido e foi inspirado em uma cartilha produzida para os professores que haviam participado do curso presencial. Todas as ilustrações contidas nele foram criadas especialmente para o material.

A equipe espera que assim como o curso, o material sirva para contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e da Química nas escolas e incentive mais alunos a descobrirem interesse pela área. Além disso, projetos como esse ajudam os estudantes a perceberem como a Química se faz presente no cotidiano deles.

Além dos materiais baratos e de fácil acesso também houve durante a produção do material a preocupação com a linguagem usada. “Estamos acostumados a escrever artigos científicos que possuem uma linguagem bem mais técnica. No e-book, tivemos o cuidado de passar o máximo de informações científicas, porém com uma linguagem mais acessível”, explicou Andressa Esteves.

Quem também assina a iniciativa é a professora do Departamento de Química Analítica, Vanessa Gomes. De acordo com ela a maior vantagem do e-book é a facilidade de divulgar e distribuir o material. O que se perderia se fosse apenas o curso presencial ou um material impresso.

Para que pudessem fazer parte do livro, os experimentos precisavam usar materiais baratos, acessíveis e cotidianos. No total 14 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e alunos participaram da produção do projeto.

De acordo com Vanessa Gomes, o maior desafio foi encontrar experiências que usassem apenas materiais de baixo custo e de fácil acesso que pudessem ser reproduzidas nas salas de aula das escolas. A professora também falou sobre a importância de um material como esse na vida dos estudantes do ensino fundamental e médio. “Além de terem aulas mais dinâmicas, os alunos poderão entender que a ciência faz parte do seu dia a dia, não sendo algo distante e intocável”, explicou.

Segundo a docente produzir essa publicação foi uma de suas melhores experiências como educadora. “Levar ciência de baixo custo e fácil realização para alunos pode mudar como este enxerga uma disciplina e até mesmo sua escola como um todo. Gosto de pensar que estamos trazendo crianças e adolescentes para mais perto de um assunto que eles antes acreditavam estar fora de sua realidade”, ressaltou Gomes.

De acordo com as professoras o projeto terá continuidade no futuro. “Nossa ideia é preparar novos e-books que estarão relacionados aos temas que abordaremos nas próximas edições do curso de capacitação para professores. De maneira geral, o tema dos próximos e-books continuarão girando em torno de experiências, aplicações, uso de materiais alternativos a serem usados e melhorias da educação”, contou Andressa Esteves.

Para ter acesso a esse e outros projetos de Extensão desenvolvidos pelo GEPEC.IQ da UFRRJ basta acompanhá-los nas redes sociais.

Comunicação Proext*

Para baixar o e-book, clique aqui.

Instituto de Química realiza projetos para deixar a ciência mais atrativa

Redes Sociais do GEPEC.IQ.UFRRJ:

Instagram: @gepec.iq.ufrrj

Facebook


Postado em 01/10/2020 - 14:00 -

Últimas Notícias

Skip to content