A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instituiu, nesta sexta-feira (07/08), a Comissão Permanente de Acompanhamento das Mudanças Climáticas e seus impactos sobre os ambientes de trabalho acadêmico e administrativo na UFRRJ, por meio da Portaria 5021/2026 – GABREI, de 07 de agosto de 2026 (Processo UFRRJ nº 23083.037040/2026-87).

A Comissão será constituída pelos professores Andrews José de Lucena (presidente da Comissão), Cristiane Cardoso (vice-presidente), Edileuza Dias de Queiroz, Gustavo Bastos Lyra, Heitor Soares de Farias, Henderson Silva Wanderley e Leandro Dias de Oliveira.
Dentre as atribuições da Comissão, constam o monitoramento e a avaliação dos impactos decorrentes das mudanças climáticas recentes sobre os ambientes de trabalho acadêmico e administrativo na UFRRJ, tendo por base os estudos científicos sobre o tema publicados recentemente, bem como os principais indicadores produzidos por instituições científicas internacionais, nacionais e regionais.
Além disso, a Comissão também fará a proposição e organização de palestras e eventos científicos que tenham por finalidade a promoção da discussão e da reflexão sobre o tema das mudanças climáticas e seus impactos sobre o meio ambiente e a sociedade na contemporaneidade.
A Comissão também vai emitir recomendações de ações pertinentes ou urgentes decorrentes dos impactos das mudanças climáticas recentes sobre os ambientes de trabalho acadêmico e administrativo na UFRRJ, em caráter consultivo, quando se fizer necessário.
Os estudos e indicadores científicos que serão utilizados como referências das análises dos membros da comissão serão obtidos junto a instituições de pesquisa e ensino superior, como as universidades nacionais e estrangeiras e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, também, a partir de dados de organismos internacionais, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas.
A Comissão foi, inicialmente, instituída como Comitê Extraordinário de Acompanhamento das Mudanças Climáticas e seus impactos sobre os ambientes de trabalho acadêmico e administrativo na UFRRJ através da Portaria 474/2024 UFRRJ, em 26 de janeiro de 2024, e agora ganha caráter de Comissão. Desta forma, além das ações de ordem sistemática para mitigação e adaptação aos extremos do tempo atmosférico durante o Super El Niño 2026/2027 nos campi da UFRRJ, esta comissão sinalizará, quando necessário, ações específicas e emergenciais diante de eventos extremos durante as atividades letivas.
A Comissão encaminhou relatório sobre a situação do clima e o protocolo institucional para o enfrentamento dos efeitos dos eventos climáticos associados ao fenômeno El Niño 2026/2027, que se encontra abaixo:
Dada a importância da temática na atualidade, as Aulas Inaugurais nos câmpus da UFRRJ neste 2026.2 trarão para o debate “Ciência para um Mundo em Transformação” na retomada acadêmica.
No campus Seropédica, dia 10 de agosto, a Aula Inaugural do período letivo 2026.2 terá como tema “Ciência para um Mundo em Transformação: O Desafio da Crise Climática”, às 9h, no Auditório Gustavo Dutra. Com Andrews Lucena, docente do Instituto de Geociência do câmpus Seropédica e presidente da Comissão.
Na parte da noite, também na segunda-feira, a comunidade acadêmica de Seropédica será recebida com a palestra “Emergência climática: da crise desconhecida à realidade inevitável”, às 18h. Conduzida pelo Heitor Farias, professor, diretor do Instituto de Geociências (IGEO) da UFRRJ e integrante da Comissão.
No câmpus Nova Iguaçu, dia 11 de agosto, às 18h, a Aula Inaugural terá como o tema “O papel da ciência frente a crise climática global: desafios da universidade”. Com Cristiane Cardoso, professora do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar – IM/UFRRJ e vice-presidente da Comissão.
Já o câmpus Três Rios, promove no dia 13 de agosto a inauguração do novo período letivo, com o tema “Ciência para um Mundo em Transformação: O Desafio da Crise Climática”, às 18h. Ministrada pela Venimar de Oliveira Gomes, professora do Departamento de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Três Rios – ITR/UFRRJ.