Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > II Seminário Neperiano debate ensino da Matemática no PAT

II Seminário Neperiano debate ensino da Matemática no PAT

II Seminário Neperiano - Milena Antunes (12)

Participantes lotam o auditório do PAT no II Seminário Neperiano (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)

Aconteceu na última sexta (09), no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), o II Seminário Neperiano. O evento, que abriu discussões sobre a Matemática e sobre o ensino dela, lotou o salão e teve início às 9h. A programação foi dividida entre debates, mesa redonda, palestra e apresentações de projetos na sessão Comunicações Científicas.

A mesa redonda foi formada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Eduardo Mathias Motta e pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Agnaldo Esquincalha, que conduziram os debates. Além dos professores, o coordenador da graduação em Matemática, Douglas Monsôres, e a coordenadora do Mestrado Profissional em Matemática, Aline Maurício, também estiveram presentes na mesa, mediando o encontro.

A discussão levantou o tema “Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática: reflexões curriculares”. O professor Carlos Mathias, que também lecionou na Universidade Rural durante 15 anos, debateu sobre a postura e didática dos professores em relação ao ensino. Ele destacou que o ensino muito longe está da aprendizagem, e é obrigação do professor fazer esses dois elementos caminharem juntos.

“Sinto muita falta disso na universidade, fala-se muito mais de ensino do que se fala de aprendizagem. A universidade entende que o aluno aprendeu quando ele passa em Cálculo tirando seis e meio.”

II Seminário Neperiano - Milena Antunes (26)

Na mesa, os professores Agnaldo Esquincalha, Douglas Monsôres, Aline Maurício e Carlos Mathias (da esq. p/ dir.) (Foto: Milena Antunes)

Mathias sugeriu reflexões aos estudantes presentes e discutiu sobre a construção de um perfil ideal e desejável de professor de Matemática que sirva como referencial de formação. O professor também destacou que é comum ver as universidades se basearem em muitos dados que não dizem nada, e que isso foge a lógica da aprendizagem.

“Metade da turma tira zero, a outra metade tira 10. A média aritmética é cinco e cinco é uma péssima média, porque ela fala de ninguém. É um número que busca estabelecer um padrão que não é representativo nem dos alunos que zeraram, nem nos alunos que gabaritaram”.

Já Agnaldo Esquincalha levou a discussão para um viés tecnológico. Ele refletiu sobre de que forma a tecnologia pode auxiliar o ensino e citou métodos usados por grupos de estudo colaborativos on-line. O professor da Uerj chamou a geração atual de “Geração C”, com a justificativa de que essa geração é a do conteúdo, que cria, colabora, compartilha e que está conectada o tempo todo:

“Quando dá 12h e você vai embora, a aula pode continuar. A gente pode se falar numa rede social qualquer,  pode usar ambientes virtuais de aprendizagem, a gente pode usar grupos no WhatsApp com professores”.

Agnaldo, defensor da tecnologia em sala de aula, finalizou chamando atenção para a complexidade de lecionar nessa nova realidade contemporânea, abrindo caminhos para reflexões. O professor também fez ressalva na fala do professor Mathias, e afirmou que não apenas os aparelhos tecnológicos resolverão grandes problemáticas, mas seriam um auxílio complementar na aprendizagem.

II Seminário Neperiano - Milena Antunes (43)

A egressa do IFRJ Karina Nascimento apresenta seu projeto de pesquisa na sessão Comunicações Científicas (Foto: Milena Antunes)

Para a egressa do curso de Matemática do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Karina Nascimento Costa, os alunos na universidade aprendem apenas para o momento presente, e se esquecem de aprender para a história, para ensinar:

“Eu sempre disse que estudei para passar. E hoje, quando terminei a graduação, eu sinto a necessidade de voltar à universidade para aprender aquilo que eu não tive tempo de aprender”.

Ao final da mesa redonda, os participantes tiveram a chance de fazer perguntas aos palestrantes. Antes do primeiro intervalo, foram apresentados dois projetos de pesquisa das alunas Isabela Aquino de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Daniela Mendes Vieira, aluna da Rural.

A primeira parte do encontro encerrou às 12h e retornou às 13h com a palestra do professor da UFRJ Ricardo Kubrusly. O tema da palestra foi “A matemática e seu sonho de totalidade”. A partir das 14h, foram retomadas, na sessão Comunicações Científicas, as apresentações de pesquisas de estudantes e egressos de instituições como UFRRJ, IFRJ e UFRJ. O evento encerrou aproxidamente às 17h.

 

Por Milena Antunes

Postado em 12/09/2016 - 16:11 -

Notícias Relacionadas

II Seminário Neperiano acontece amanhã (09)

Últimas Notícias

PET – Grupo Engenharia Química - Edital nº07/2024 - 16/05/2024
PET – Grupo Engenharia Química – Edital nº07/2024 para a seleção de não bolsistas.

Edital nº06/2024 Resultado da 1ª etapa - 14/05/2024
Edital nº06/2024 – Resultado da 1ª etapa preliminar para seleção de orientador de serviço bolsista

30 anos de CAIC - 13/05/2024
Celebração dos 30 anos de CAIC

PET – Grupo Medicina Veterinária – Retificação II do Edital nº06/2024 - 06/05/2024
PET – Grupo Medicina Veterinária – Retificação II do Edital nº06/2024

Programa de Tutoria PROGRAD UFRRJ 2024.1 - 03/05/2024
PROGRAMA DE TUTORIA PROGRAD/UFRRJ 2024.1

mais notícias

Skip to content